Teorias da Comunicação

Comunicação Social
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Acompanhar a evolução do conceito de comunicação, analisar a emergência da comunicação enquanto problema teórico e aprofundar alguns dos principais modelos de comunicação

Programa
1 ? O conceito de comunicação. Contexto das ciências sociais. Emergência dos conceitos. Principais paradigmas.
2 ? Públicos e Multidões: principais teorias
3- McLuhan: conceitos e teorias
4 ? A comunicação de massas: a tradição de investigação dos efeitos.
5 - Sociedade e Comunicação: as principais teorias. A notícia como forma de conhecimento. Agenda-setting. Notícias e o desnível de conhecimento.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: três trabalhos ao longo do semestre (30%)
Teste escrito: 70%

Avaliação por exame para quem não realizar os 3 trabalhos, tiver nota inferior a 7 no teste escrito ou média inferior a 10.

Bibliografia
- McQuail, D. (2004). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa: FCG
- McLuhan, M. (1991). Understanding media. Boston: MIT Press

Método de interação
Exposição dos principais autores, conceitos e teorias.
Leitura comentada e discussão de artigos.
Redacção de textos críticos sobre a matéria dada.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica