Problemáticas Contemporâneas

Comunicação Social
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)
- Gonçalo Cardoso Leite Velho

Pré-requisitos
NA

Objetivos
a) Desenvolver uma abordagem contemporânea
b) Despertar uma perspetiva crítica
c) Identificar genealogias e ligações entre ideias
d) Capacitar para o tratamento de temas contemporâneos
e) Dominar competências que permitam fazer face aos problemas da comunicação no século XXI

Programa
1- O que é o Contemporâneo?
1.1 - Fora e dentro do tempo
1.2 - A crítica
1.3 - Persona
2- Identificação de Impasses e desafios
2.1 - Quatro temas do presente: Migrações, Limites da Bio-ciência, Direitos de Autor, Precariedade.
2.2 - Uma visão de paralaxe sobre os problemas
2.3 - Mais problemas ainda
3- Da história dos problemas ao problema das histórias
3.1 Genealogia como método: Como ler uma notícia?
3.3 O sublime objeto da Ideologia
3.2 As ideias na era dos feeds
4- Posicionamento
4.1 Identificação de posições e discursos
4.2 Trabalhar argumentos
4.3 Inscrever-se no espaço público

Metodologia de avaliação
A classificação (CC) na disciplina será a ponderação da média dos trabalhos propostos (Tp) e nota do trabalho final (Tf), dada pela seguinte fórmula:
CC=0,45Tp+0,55Tf
A avaliação final é feita pela entrega de todos os trabalhos. É possível melhoria

Bibliografia
- Agamben, G. (2009). O que é o Contemporâneo?. Chapecó: Argos
- Guerreiro, A. (2008). Política - Crítica do Contemporâneo. Porto: Fundação de Serralves
- Pós-Modernidade e Sociedade de Consumo.(1985, 0 de junho). Novos Estudos, pp. 16-26.
- Zizek, S. (0). Violence, or Ecology as a New Opium for the Masses.Acedido em21 de dezembro de 2007 em http://www.lacan.com/zizecology1.htm

Método de interação
A - Exposição oral
B - Leitura e análise de materiais
C - Debate e trabalho de grupo

Software utilizado nas aulas
NA