Técnicas de Expressão Oral e Escrita

Comunicação Social
7 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Maria da Conceição Correia S. Romana

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos devem:
A- Entender a Língua Portuguesa como um instrumento de acesso a formas de representação da mundivisão e da mundividência.
B- Desenvolver competências gramaticais e discursivas.
C- Compreender e interpretar textos orais e escritos.
D- Adquirir técnicas de expressão oral e escrita.

Programa
1. Formas de Comunicação:
1.1. comunicação verbal;
1.2. comunicação não-verbal;
1.3. Ruído na comunicação.
2. Enunciação:
2.1. Enunciação da Língua;
2.2. Modalização do discurso.
3. Casos morfossemânticos e morfossintáticos:
3.1. Deixis - Deixis subjetiva e intersubjetiva;
3.2. Tipologia da Deixis;
3.3. Deixis e Produtividade Referencial;
3.4. Implicação Convencional e o comportamento especial da conjunção "mas".
4. Expressão escrita:
4.1.Estrutura textual - coerência e coesão; referência, sentido e anáfora;
4.2. Tipologia Textual - resumo; síntese e recensão;
4.3. Regras de elaboração de trabalhos académicos.
5.Expressão oral:
5.1 Análise da conversação;
5.2. Interação verbal - competência comunicativa; componentes da interação verbal: atores, contexto;
5.3. Tipologia dos atos diretivos;
5.4. Eloquência, oratória e argumentação;
5.5.Exercícios práticos:postura e escolhas discursivas em situação de interacção - a entrevista, a reunião, a exposição/apresentação de trabalhos.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: trabalhos em contexto de aula (10%); 3 trabalhos escritos com exposição oral (45%);1 Frequência(45%)
Exame: 1 trabalho escrito e exposição oral 30% + prova escrita 70%

Bibliografia
- Figueiredo, E. (2003). Dicionário Prático para o Estudo do Português - da Língua aos Discursos. Porto: Porto Editora
- Mira Mateus, M. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho
- Maestro, G. (2000). Como Falar em publico. lisboa: Estampa
- Oliveira, M. (2005). Fábrica do Texto. Cascais: Arte Plural

Método de interação
a)Aulas teóricas expositivas b)aulas teórico-práticas onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática. c)Tutorias.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint
apoio moodle