Atelier I

Comunicação Social
7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz
- Vanda Cristina Frazão Neves

Pré-requisitos
NA

Objetivos
O Atelier de Comunicação I tem como objetivo a iniciação às práticas operacionais da Comunicação Empresarial, nomeadamente na ótica da execução de projetos e tarefas individuais, sobretudo com base na análise de casos.
Lógica de curto prazo, atividade diária, iniciação à atividade.

Programa
Módulo A e B: Metodologias de trabalho.

1. Comunicação oral.
a. Análise e discussão crítica de notícias de meios de comunicação social especializada nacional e internacional;
2. Normas e Formatação de Trabalhos.
a. Principais aspectos da comunicação verbal e não-verbal na elaboração de apresentações;
3. Comunicação em situações de trabalho.
4. Capacitar para a elaboração de um plano de comunicação, com foco nas estratégias de análise e pesquisa.
a. Metodologias para a pesquisa e investigação de Marketing;
5. Elucidação de linguagem corporativa, diretamente ligada à área de estudo.
a. Descodificação e familiarização da terminologia específica à área da Comunicação Empresarial;
6. Gestão Intercultural. Etiqueta e Protocolo.
a. Desenvolvimento de competências profissionais e pessoais no contacto real com empresas, presencial e/ou escrito para a elaboração de tarefas práticas quotidianas da Comunicação Empresarial;
7. Estudo de Casos Reais
a. Caracterização demográfica e psicográfica, quantitativa e qualitativa, de segmentos tipificados e respectiva aplicação a casos reais;
8. Criação de uma Base de Dados
a. Métodos de organização da base de dados.
b. Identificação dos principais players corporativos, com impacto para a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), e nos Key Opinon Leaders (KOL’s) e Key Opinon Formers (KOF’s) do meio online.

Metodologia de avaliação
Frequência: Módulo A - Docente Vanda Neves – 60% da nota final. Módulo B - Docente Carla Cruz – 40% da nota Final.
Composição da nota: Presenças_10% Participação_15% Trabalhos: Individual_35% Grupo_40%
Exame e Exame de Recuso_ 100% da nota do exame

Bibliografia
- Galvão, J. e Adas, E. e Ferreira, A. (2014). Super Apresentações. (Vol. 1). Lisboa: Top Books
- , .(2014). Comunicação 2.0. Lisboa: Actual Editora
- , .(2014). Comunicação 2.0. Lisboa: Actual Editora
- , .(2015). Mercator em Português. lisboa: Dom Quixotem Quixote

Método de interação
Os trabalhos serão realizados ao longo do semestre, sendo introduzidos novos desafios no decorrer dos mesmos.
O objetivo é aliar o trabalho de grupo com trabalho individual, promovendo as apresentações e a discussão.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.