[CEM] Assessoria de Imprensa

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Joana Conceição dos Santos

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Proporcionar conhecimento sobre o funcionamento dos Gabinetes de Imprensa em qualquer sector de actividade. Identificar quais os meios necessários para a criação de um Gabinete de Imprensa, quais as funções de um Assessor e definir formas de actuação para diferentes realidades.

Programa
I.A Assessoria de Imprensa (6H)
1.O aparecimento da Assessoria de Imprensa
2.O que é a Assessoria de Imprensa
3.Assessoria de Imprensa: Gabinete Interno ou Outsourcing (Agência de Comunicação)?

II.O Assessor de Imprensa (6H)
1.Funções e Características do Assessor de Imprensa
2.Dificuldades de um Assessor de Imprensa
3.Assessor de imprensa ou Relações Públicas?

III.Organização de um Gabinete de Imprensa (3H)
1.Informação Interna e Externa
2.O Porta-Voz da empresa
3.Pro-actividade ou re-actividade?

IV.Os Meios de Comunicação e os Jornalistas (6H)
a.Especificidade de cada meio
b.O que procuram os jornalistas
c.O que é notícia
d.Interesse Público
e.Agenda Mediática

V.Relacionamento com os Jornalistas (9H)
1.Comunicados de Imprensa
2.Conferências de Imprensa
3.Entrevistas
4.Resposta a pedidos de informação
5.Noções de exclusivo, embargo e off the record

VI.Tarefas do Gabinete de Imprensa (9H)
1.O Clipping e os Dossiers de Imprensa
2.Media training.

VII.Comunicação de Crise (6H)
1.O que é a Comunicação de Crise
2.Como reagir em situações de crise: a importância do porta-voz e da pro-actividade.
3.Análise de Casos

Metodologia de avaliação
Frequência (80%) e trabalhos (20%). Nota mínima 10, em resultado da média proporcional. Exame (100%).

Bibliografia
- Mafei, M. (2007). Assessoria de Imprensa - Como se relacionar com a Mídia. São Paulo: Contexto
- Ferrareto, E. e Ferrareto, L. (2009). Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática. Brasil: Summus Editorial
- Chandler, R. (2008). Media Relations: Concepts and Principles for Effective Public Relations Practice. Colorado: Outskirts Press
- Howard, C. e Mathews, W. (2013). On Deadline: Managing Media Relations. Illinois: Waveland Press, Inc.

Método de interação
Aulas teórico-práticas com recurso a PPT e análise de documentos.

Software utilizado nas aulas