Comunicação Interna

Comunicação Social
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT

Docente(s)
- Luís Miguel Ferreira Nunes

Pré-requisitos
não aplicável

Objetivos
Introduzir os eixos fundamentais da Comunicação Interna, formal ou informalmente presente em todas as organizações.
Os alunos deverão apreender as especificidades da Comunicação Interna, adquirindo as competências para planificar e implementar acções adequadas aos diversos tipos de organizações.

Programa
1. Introdução e contextualização
1.1. O capital humano: colectivo e individual
1.2. A Comunicação no contexto da Gestão de Recursos Humanos
1.3. O processo de Comunicação externa e interna

2. Imagem e Cultura Organizacional

3. A Comunicação Interna em diferentes ambientes organizacionais
3.1. PMEs
3.2. Organizações descentralizadas
3.3. Organizações plurinacionais
3.4. Organizações públicas
3.5. Relações laborais difusas

4. Objectivos Organizacionais da Comunicação Interna
4.1. Comunicar e Informar
4.2. Enculturar e Motivar

5. Eixos da Comunicação Interna
5.1. Comunicação Vertical
5.2. Comunicação Horizontal

6. Marketing Interno
6.1. Cliente Interno
6.2. Marketing Mix

7. Especificidades dos Planos de Comunicação Interna
7.1. Alvos
7.2. Conteúdo
7.3. Meios
7.4. Recursos

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será realizada mediante a apresentação de um trabalho escrito (40% para a nota final) e da realização de uma prova escrita (60% para a nota final).

Bibliografia
- Almeida, V. (2000). A Comunicação Interna na Empresa. Lisboa: Práxis

Método de interação
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação, bem como análise de estudos de caso.

Software utilizado nas aulas
não aplicável