Atelier III

Comunicação Social
7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Joana Conceição dos Santos

Pré-requisitos
Aprovação nas UC anteriores: Atelier de Comunicação Empresarial I e II.

Objetivos
O Atelier de Comunicação III tem como objectivo a especialização dos alunos na execução e definição estratégica do Planeamento da Comunicação de Marketing, cruzando as necessidades do mercado, com a resposta imediata da globalidade e multidisciplinaridade da Comunicação Empresarial.

Programa
Módulo A

1. Estratégia de Marketing vs. Plano de Marketing (15H)
1.1. O curto, o médio e o longo prazos
1.2. A Estratégia de Marketing como reflexo da Estratégia Corporativa da empresa
1.3. A empresa como fonte principal de informação

2. Operacionalização de uma Estratégia (20H)
2.1. O Marketing é todo igual?
2.2. Conhecer para planear
2.3. A escolha dos meios de comunicação
2.4. Planeamento rigoroso, mas flexível
3. Os Desafios do processo de implementação da Estratégia de Marketing [NC 27H]
3.1. Coordenação e implementação de acções
3.2. Outsourcing
3.3. Pressões para a Inovação
3.4. Cumprimento de prazos e orçamentos
3.5. Satisfação do cliente
3.6. A importância de definir uma estratégia que alinhe todos os Stakeholders

4. Monitorizar e Controlar uma Estratégia de Marketing (35H)
4.1. Planear e organizar para ser mais eficaz
4.2. Avaliação e monitorização da performance do Marketing

5. A importância do Marketing Pessoal (C08H)
Conhecer-se a si mesmo, como forma de dar o seu melhor.

Módulo B
1. Documentos e procedimentos de Comunicação Empresarial e Institucional (35H)
1.1 Comunicados de Imprensa
1.2 Preparação de visitas institucionais
1.3 Publireportagem
2. Contacto com profissionais (10H)
2.1 A Comunicação Empresarial
2.2 A Comunicação Autárquica

Metodologia de avaliação
Continua:
Trabs: Grupo 70% Indiv 30%
Nota: 80% trab 20% assiduidade
Exame e Recurso:
A-Entrega e apr. de trabs escritos 2 dias antes das datas dos exames, defendidos oralmente nos dias dos exames
B-Trabalhos equivalentes aos produzidos no semestre

Bibliografia
- Et al, . e Kotler, P. (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London: Prentice Hall
- Lindon, D. (2011). Mercator - Teoria e Prática do Marketing. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
- Chandler, R. (2008). Media Relations: Concepts and Principles for Effective Public Relations. (Vol. 1). London: Outskirts Press

Método de interação
Desenvolvimento de briefs a que os alunos terão de dar resposta, tendo em conta os princípios aprendidos sobre estratégias de marketing. Apresentação estudos de caso de forma a serem analisados e avaliados. Contacto direto com profissionais.

Software utilizado nas aulas
Suite de Produção Creativa Adobe.