Linguagens Publicitárias

Comunicação Social
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
NA

Objetivos
As aulas privilegiam a interação e a discussão de casos práticos, fundamentais para perceber os processos de comunicação empresarial, nomeadamente, a publicidade. Devem compreender os processos publicitários enquanto pilar da comunicação integrada e ainda interpretar, executar e avaliar o briefing, a proposta criativa, o plano de meios e o plano de ações.

Programa
1.A Publicidade (NC 7H)
Breve História da Publicidade
Tendências de futuro
O Marketing e a Publicidade
Publicidade e Propaganda
Tipos de Publicidade
A Agência de Publicidade: funções e estrutura das Agências de Publicidade
Os players no mercado publicitário
2.Comunicação Integrada de Marketing (NC 2H)
Estratégia Integrada de Comunicação
3.O briefing (NC 6H)
Ferramenta Estratégica e Operacional
Principais rubricas e respectivos conceitos
4.O planeamento de campanhas (NC 9H)
Principais etapas na realização de uma campanha publicitária
Mensagem publicitária
A escolha dos meios e suportes de comunicação
Pré e pós-avaliação das medidas de impacto e de eficácia
5.A estratégia criativa / o desenvolvimento criativo para os diferentes meios de comunicação (NC 7H)
A criatividade como fator de potenciação da comunicação
O processo criativo: fontes de ideias
As peças criativas relativamente ao meio de comunicação a que se destinam
6.A campanha publicitária (casos de estudo) (NC 4H)
7. Apresentação dos trabalhos e discussão (NC 4H)
8. Avaliação: prova escrita (NC 3H)

Metodologia de avaliação
Av. periódica:
Trabalho escrito e apresentação oral (40%)
Prova escrita (60%)
O aluno tem que ter nota final mínima de dez valores, resultante da média ponderada e todos os elementos de avaliação têm que ter nota > 8.
Exame:60% prova + 40% trab.

Bibliografia
- Garci­a de Oro, G. (2011). Storytelling A Magia das Palavras. Barcelona: Gestão Plus
- Dionísio, P. e Lendrevie, J. e De Baynast, A. e Rodrigues, J. e Brochand, B. (2010). Publicitor - Comunicação 360º online-offline. Lisboa: Dom Quixote - Coleção Gestão & Inovação
- Burstein, J. (2011). Click! Como funciona a criatividade. Lisboa: Estrelapolar
- Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. Brasil: Prentice Hall

Método de interação
Aulas de cariz teórico-prático nas quais os conceitos teóricos são clarificados através da análise de casos de estudo e de campanhas de publicidade reais.
Realização de trabalhos práticos de aplicação dos conteúdos seguidos de apresentação oral.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint