[J] Cultura Visual e Paginação

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino

Pré-requisitos
NA

Objetivos
a) Desenvolver e consolidar conhecimentos no domínio da cultura visual que permita identificar, distinguir e criar diferentes linguagens no âmbito da comunicação visual impressa.
b) Domínio de software específico para paginação e tratamento de imagem.

Programa
1) A Perceção e Comunicação visual
2) Cultura visual
3) Design editorial e paginação
4) Software Photoshop e InDesign

Metodologia de avaliação
Contínua: Trabalhos em sala de aula – 70%. Trabalho final – 30%. São excluídos de Avaliação por Frequência os alunos que excedam 1/3 de faltas ou que não realizem o trabalho.
Exame: teórico 70%, trabalho final 30%.

Bibliografia
- , .(2011). Design para os Olhos. Lisboa: Dinalivro
- , .(2001). The Form of News: A History. New York: The Guilford Press
- , .(2015). Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes Editora
- , .(2009). Manual Prático de Produção Gráfica. Cascais: Príncipia Editora, Lda

Método de interação
Metodologia expositiva com a utilização de meios audiovisuais e textos de conteúdos teóricos seguida da realização de exercícios práticos de pesquisa, análise e aplicação dos conteúdos abordados, em contexto de aula.

Software utilizado nas aulas
Adobe PhotoShop e Adobe InDesign