Projeto de Empreendedorismo

Comunicação Social
20 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 3,0 OT

Docente(s)
- Pedro Augusto Santana Figueiredo

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Dotar os intervenientes das competências técnicas e práticas e dos instrumentos na área da gestão empreendedora de Pequenas e Médias Empresas. Estimular o espírito empreendedor dos intervenientes no sentido dos mesmos transformarem ideias em projectos empresariais.

Programa
Empreendedorismo: Principais Tendências e Desafios. Perfil empreendedor. Inovação e Competitividade. Fontes de Ideias de Negócio e sua avaliação. Introdução ao Plano de Negócios. Fontes de financiamento. Apresentação dos Planos pelos participantes

Metodologia de avaliação
Trabalho prático: um plano de negócios para criação de uma empresa à escolha do aluno. Trabalho escrito: 50%. Apresentação Oral: 50%; O aluno obtém aprovação com 10 valores (média do trabalho escrito e oral)

Bibliografia
- Ribeiro Serra, F. e Carvalho Santos, . e Portugal Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor-Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Edições Sílabo
- Correia Ribeiro, P. e Costa, H. (2007). Criação & Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios. Lisboa: Edições Lidl
- A. Shane, S. e A. Baron, R. (2006). EMPREENDEDORISMO ? Uma Visão do Processo. Lisboa: CENGAGE LEARNING
- IAPMEI, I. (0). Modelo Plano Negócios.Acedido em10 de fevereiro de 2012 em http://www.iapmei.pt/iapmei-art-02.php?id=162&temaid=17

Método de interação
Aulas práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação e assistência a conferências

Software utilizado nas aulas