Atelier II

Comunicação Social, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 15198/2014

7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos

Pré-requisitos
Aprovação à UC de Géneros Jornalísticos.

Objetivos
- Produzir Reportagens: num enquadramento local e regional os alunos devem pesquisar informação, propor temas a abordar, ir para o terreno contactar com as fontes e produzir os trabalhos jornalísticos de Reportagem, apresentando uma versão para o papel e uma versão para o digital (com componente multimédia, para o estajornal.online e para o projeto REC).
- Produzir Podcasts de Entrevistas: pesquisar podcasts que estejam a marcar esta nova tendência por forma a procurar um estilo que possa ser produzido e difundido, no campo das Entrevistas, passando depois o seu resultado para um formato escrito.
- Dominar as regras de produção jornalística, com especial destaque para as atuais necessidades de informação credível e enquadrada nos objetivos da profissão.
- Desenvolver o sentido crítico em relação às questões do Jornalismo: os alunos devem ser capazes de analisar temas da atualidade que envolvam a prática profissional do Jornalismo, refletindo sobre situações concretas e enquadrando cada caso na perspetiva dos Média, mas também da Sociedade em geral.
- Concretizar projeto de Literacia Mediática: os alunos serão mentores de alunos de uma turma do ensino secundário envolvida num projeto das Academias do Conhecimento.

Programa
- Produção de Grande Reportagem com vista à produção do ESTAJornal (em contexto de ensino presencial) e publicação no online.
- Produção de Reportagem Áudio e Multimédia para projeto REC.
- Produção de Podcast de Entrevista com vista à publicação no ESTAJornal online.
- Produção de conteúdos no âmbito das features com vista à publicação no ESTAJornal online.
- Produção de Reportagens e de Entrevistas com vista a eventuais colaborações com os Média locais (apenas em contexto de ensino presencial)
- Análise de Reportagens e Entrevistas escritas, assim como de Podcasts informativos.
- Abordagem do tema Jornalismo Contemporâneo e de Proximidade com entrevista, via Zoom, a um jornalista dos Média Locais, Regionais, Independentes ou Colaborativos, com vista a organizar um debate no âmbito do projeto Academia do Conhecimento do Mundo.

Metodologia de avaliação
Época Frequência (Normal):
- Trabalhos Aula: 20%
- Reportagem ESTAJornal: 20%
- Projeto REC: 20%
- Projeto Academia: 20%
- Podcast: 10%
- Assiduidade: 10%

Exame e Recurso:
Nesta UC aplica-se o ponto 5 do artº 8º (obrigatoriedade de 2/3 de presenças nas aulas PL) e o ponto 3 do artº 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT (exclusão de exame).

Bibliografia
(2005). Livro de Estilo do Público. Lisboa: Público
(2002). Olá Mariana - O poder da pergunta. Lisboa: Oficina do Livro
(2004). Os Elementos do Jornalismo. Porto: Porto Editora
(2012). Livro de Estilo da Lusa. Lisboa: Lusa

Método de interação
Aulas teórico-práticas e práticas onde se analisam questões relacionadas com a profissão e onde se pratica o jornalismo escrito. Ambiente que simula o funcionamento de uma redação. Trabalhos práticos na rua (havendo aulas presenciais).

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.