Relações Públicas e Gestão de Eventos

Comunicação Social
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT

Docente(s)
- Vanda Cristina Frazão Neves

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
No final da UC os alunos deverão conseguir identificar as necessidades e processos no planeamento de um evento, bem como desenvolve-lo tendo em conta o briefing e objectivo referenciado.
Conferir aos alunos a capacidade de construir e implementar planos de comunicação e de relações públicas.

Programa
1 - As Relações Públicas na Estratégia de Comunicação - a importância das relações públicas, na estratégia de comunicação, como se desenvolvem, tipos e características.
Quais os passos a realizar e como os executar.
Os meios de comunicação social, o que existe em Portugal, qual o papel dos mesmo na área de relações públicas.

2 - Personalização por públicos-alvo - tipos de públicos-alvo, a importância da segmentação dos mesmos, que tipos de segmentação existem, como aplicar a definição dos mesmos numa estratégia de relações públicas.

3 - Planeamento e Produção de Eventos - tipos de eventos, planograma, o plano de meios como parte integrante da estratégia integrada de um evento.
O que é um comunicado de imprensa, como se devolve e as principais caracteristicas, tendo em conta as várias áreas de comunicação.

4 - Gestão de Patrocínios e patrocínios protocolares ? tipos de patrocínios, qual o papel dos patrocinadores e como adaptar o tipo de comunicação aos mesmos.

5 - Métodos de controlo e avaliação - que métodos de avaliação existem (qualitativos e quantitativo), e como os aplicar.
Quais as principais conclusões a retirar, dos vários métodos de avaliação. O que avaliar antes, durante e depois de uma acção/evento, e como integrar a avaliação e o controlo no planograma.

Metodologia de avaliação
Frequência:
20% | Participação
30% | Trabalho de grupo.
50% | Teste escrito, em data de frequência. Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que a avaliação do Teste escrito seja igual ou superior a 08 valores.

Exame:
100% | Teste Escrito

O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Exame Recurso:
100% | Teste Escrito

O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).


Bibliografia
- Barqueiro Cabrero, M. e Barqueiro Cabrero, J. (2007). O Livro de Ouro das Relações Públicas. (Vol. 1). (pp. 5-240). Lisboa: Porto Editora
- Isidoro, A. e Caetano, J. e de Saldanha, S. e Simões, M. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. (Vol. 1). (pp. 15-2014). Lisboa: Edições Sílabo

Método de interação
A aprendizagem teórica é complementada pela análise prática de casos reais, permitindo uma aprendizagem mais vocacionada para o mercado actual e novas tendências na gestão de eventos e nas relações públicas.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável