Acolhimento e Socialização dos Colaboradores

TeSP - Gestão Administrativa de Recursos Humanos, Publicação em Diário da República - Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Reconhecer a importância do acolhimento e socialização.
Conhecer principais elementos/aspetos de programas de acolhimento.
Diferenciar técnicas de socialização e suas implicações.
Desenvolver/colaborar em programas de acolhimento e integração adequados ao novo membro e à organização.
Refletir sobre resultados dos processos de socialização a nível do colaborador e da organização.

Programa
1. Introdução
- Delimitação conceptual de acolhimento e socialização dos colaboradores
- Importância e enquadramento na Gestão de Recursos Humanos
2. Acolhimento
- O papel do acolhimento
- Que informações dar e quando
- Quem deve participar no acolhimento
- Programas de acolhimento
- Manual de acolhimento e outras ferramentas úteis
- Custos do acolhimento
3. Socialização
- Delimitação das diversas fases do processo
- Principais características e funções
- Principais estratégicas
- Contrato psicológico
4. Sistemas de acompanhamento e avaliação
- Fichas e entrevistas
- Análise e avaliação dos resultados
- Falhas mais comuns e suas repercussões

Metodologia de avaliação
- Em época de frequência: entrega de dois trabalhos e respetiva apresentação/defesa oral em datas definidas durante o decorrer do semestre. Os trabalhos têm peso de 25% cada e há também uma prova escrita no final do semestre (50%).
São dispensados de exame, os estudantes cuja média ponderada obtida nas três avaliações, seja igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores.
- Épocas de exame estabelecidas: prova escrita (100%). Se a classificação na prova escrita for maior ou igual a 13 (treze) valores o estudante é admitido a uma prova oral. A classificação final em exame será a média aritmética da prova escrita e da prova oral. Caso não compareça será atribuída a classificação de 13 (treze) valores.

Bibliografia
- CUNHA, M. (2016). Manual Comportamento Organizacional e Gestão.. Lisboa: Editora RH.
- GOMES, J. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano.. Lisboa: Edições Sílabo.
- SILVA, V. (2018). Capital Humano - Temas para uma boa gestão das organizações.. Lisboa: Edições Sílabo.

Método de interação
Sessões com exposição oral (apoiadas por datashow) e apresentação/discussão de casos práticos. Apresentação e defesa de trabalhos realizados pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.