Português

TeSP - Gestão Administrativa de Recursos Humanos
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Maria de Fátima Matos Navalho Silva Peixoto

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos devem:
O1- desenvolver competências de compreensão e expressão escrita e oral
O2- produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados
O3 - adquirir métodos e técnicas de pesquisa
O4 - reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação

Programa
C1.A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Variação Linguística
1.4. Código oral e código escrito
1.5. A Gramática na comunicação (sintaxe frásica)
1.6. Fontes de enriquecimento lexical(neologismos, estrangeirismos, abreviaturas)
1.7. A semântica/relações de significação
C2. Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita.
2.1.Texto utilitário
2.2.Texto argumentativo
2.3.Texto explicativo-descritivo
2.4.Texto expositivo-informativo
2.5.Coesão e coerência textual
C3.Metodologia de Projeto.
3.1 Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico
3.2.Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
3.3.Produção de fichas de leitura
3.4.Resumo, síntese e relatório
3.5.Elaboração de referências bibliográficas
C4.Práticas de compreensão e expressão oral
4.1.Entrevista
4.2.Colóquio/Debate
4.3.Leituras interpretativas
4.4.Apresentação oral
C5.Pragmática Linguística
5.1. Dimensão interlocutiva da linguagem
5.2. O que é dito o que é comunicado
5.3.Princípio de cooperação e máximas conversacionais
5.4. Teoria dos atos de fala

Metodologia de avaliação
- Avaliação Contínua: Frequência (50%) + Trabalhos realizados em contexto de aula (20%)+ Trabalho escrito e apresentação oral (30%)

- Exame escrito (100%)

Bibliografia
- Azeredo, M. e Pinto, M. e Lopes, M. (2015). Gramáica Prática de Português. Lisboa: Rais Editora
- TAVARES, S. e LEITE, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta
- ESTRELA, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- CINTRA, L. e CUNHA, C. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa

Método de interação
M1 - Aulas expositivas
M2 - Aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho em aula, trabalhos de grupo, pesquisa, produção de texto, apresentação oral)

Software utilizado nas aulas
Powerpoint e Moodle