Gestão Hoteleira

 

Gestão Turística e Cultural, Publicação em Diário da República - Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com os vários departamentos que compõem os empreendimentos turísticos, as suas operações diárias, as tendências de gestão, os novos canais de distribuição e todas as operações que diretamente contribuem para a gestão dos mesmos.

Programa
1.Turismo e hotelaria
1.1A relação entre turismo e hotelaria
2. Planeamento na indústria hoteleira
2.1 O processo de planificação na hotelaria
3.Gestão Financeira na Hotelaria
3.1 A gestão financeira
4.Organização e controlo de empresas hoteleiras
4.1 A constituição de orçamento
5.Revenue Management na Hotelaria
5.1 Revenue management
5.2 Casos de estudo
6.A manutenção na Hotelaria
6.1 Equipamentos,gestão e controlo
7.Segurança e Acessibilidade na Hotelaria
7.1 Segurança no turismo e na hotelaria
7.2 Acessibilidade
8.Qualidade na Indústria Hoteleira
8.1 Gestão e controlo de qualidade
9.Recursos Humanos na Hotelaria
9.1 Planeamento e gestão de RH em Hotelaria
10.Marketing e Vendas na Hotelaria
10.1 Cases studies
11.Direção Hoteleira
11.1 Liderança e gestão
12.A gestão do Produto e do Serviço na Hotelaria
12.1 Inovação de produtos hoteleiros
13.O Alojamento Front Office, Back Office e Housekeeping
13.1 - Visitas técnicas/casos práticos
14.Implementação de novos produtos e serviços hoteleiros
14.1 Organização e inovação
15.Gestão de Crise na Hotelaria
15.1 Crises sanitárias
15.2 Selo "Clean and safe"
15.3 Crises ambientais
15.4 Crises financeiras

Metodologia de avaliação
Teste escrito (45%) ao meio do semestre – 9 valores (o/a aluno/a deve ter no mínimo 4 valores)
Teste escrito (45%) ao fim do semestre – 9 valores (o/a aluno/a deve ter no mínimo 4 valores)
Relatório de visita técnicas aos alojamentos de hospedagem (10%) (duas visitas a serem agendadas)


* A professora reserva-se o direito de realizar avaliação oral em caso de necessidade

Bibliografia
- Costa, R. (2012). Introdução à Gestão Hoteleira. Lisboa: Lidel
- Miller, A. (2016). Hotel Operations Management. Pearson Education: Pearson Education
- Costa, R. (2015). Gestão comercial Hoteleira, . Lisboa: Lidel
- Abranja, N. (2019). Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping. Lisboa: Lidel

Método de interação
As aulas são teóricas e teórico-práticas, sendo as matérias teóricas apoiadas pela discussão de casos práticos, com participação ativa dos alunos.
As aulas práticas são na base de estudo de casos em trabalho de grupo.

Software utilizado nas aulas
Power Point

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável