Gestão Hoteleira

Gestão Turística e Cultural
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Vitor Pais

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento sobre o que é a gestão das empresas turísticas, quais os seus instrumentos e quais os modelos de negócio passados, presentes e tendências de evolução,habilitando-os com competências nas diversas áreas de gestão Operacional, técnica e financeira.

Programa
1. Legislação Hoteleira;
1.1 Legislação do Trabalho ?CCT?;
1.2 Regime Jurídico dos Empreendimentos;
2. Gestão de Alojamento;
2.1 Organização do Front Office;
2.2 Gestão de Reservas;
2.3 Check In , Check Out;
2.4 Faturação;
2.5 Politicas de pagamento;
2.6 Estratégias de Sucesso;
3. Gestão Comercial e Marketing Hoteleiro;
3.1 Princípios gerais do Marketing Hoteleiro;
3.2 Analise e caracterização do Produto Hoteleiro;
3.3 Mercado;
3.4 A concorrência e o Estudo de Mercado;
3.5 Preço e Politica de preços ?Formula Hubbart?;
3.6 Yield Management ;
4. Gestão de Alimentação e Bebidas;
4.1 Relevância do Sector de Alimentação e Bebida;s
4.2 Organograma funcional e descrição das principais competências;
4.3 O Marketing em F&B;
4.4 Gestão das Operações em F&B
4.5 O Controlo em F&B;
4.6 Orçamento do F&B:
5. Gestão Financeira;
5.1 Análise e equilíbrio Financeiro;
5.2 Rentabilidade e Controlo Orçamental:

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua (30%) Teste final (70%)

Bibliografia
- Curran, P. (1978). Principles and Procedures of Tour Management. Boston: CBI
- Medlik, S. (1980). The Business of Hotels. London: Heinemann
- Holloway, J. (1994). The Business of Tourism. London: Pitman Publishing

Método de interação
ME1-Ensino teórico-prático: Exposição e explicação dos conteúdos programáticos, implementando uma aprendizagem participativa, exercícios de aplicação prática. ME2- Orientação Tutória: Resolução de exercícios. Explicação e Esclarecimentos de dúvidas.

Software utilizado nas aulas
Ver e-learning