Turismo e Mercados Internacionais

 

Gestão Turística e Cultural, Publicação em Diário da República - Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes

Pré-requisitos
N/A.

Objetivos
A unidade curricular encontra-se desenhada nos moldes Problem/Project-Based Learning (PBL).
O trabalho prático de projeto encontra-se focado na interpretação da a) dinâmica mundial do(s) mercado(s) do setor turístico; b) mobilidade internacional dos agentes culturais e criativos; c) outros.
ODS: nº4; nº 5; nº 8; nº 10 e nº 12.

Programa
1. Turismo Internacional
1.1. Globalização e o Turismo
1.2. Diversidade Cultural
1.3. Tendências do Turismo Internacional
2. Produto Turístico
3. Mercado Turístico
3.1. Mercados Emissores
3.2. Mercados Recetores
4. Perfil do Turista Internacional
4.1. Perfil do consumidor
4.1.1 Influência cultural e turística no consumidor

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada de acordo com as componentes prática e teórica:
a) Componente prática: trabalho prático individual/grupo (50%), com apresentação pública.
b) Componente teórica: prova escrita (50%).
Em ambas as componentes a) e b) a classificação não pode ser inferior a 08 valores. Caso o estudante obtenha uma nota inferior a 08 valores é admitido de imediato a exame final.
No exame final, a nota mínima é de 10 valores, sendo que a média da uc incluirá a nota final da componente prática.

Bibliografia
- Reisinger, Y. (2011). International Tourism. (Vol. --). (pp. -------). ---: Routledge
- Costa, A. (2013). Trends in European Tourism Planning and Organisation. Aspects of Tourism. British Library: Channel view Publications - British Library.
- Bhatia, A. (2006). International Tourism Management. Sterling Publishers Pvt. Ltd. : Sterling Publishers Pvt. Ltd.

Método de interação
A uc possui aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas terão análise teórica da atividade turística internacional, trabalhando conceitos inerentes ao mesmo. As teórico-práticas comparam e analisam diferentes mercados turísticos.

Software utilizado nas aulas
Moodle
Publisher
Canva

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável