Geografia do Turismo

 

Gestão Turística e Cultural, Publicação em Diário da República - Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Ao fim da unidade o aluno será capaz de perceber os conceitos de espaço geográfico e sua relação com o turismo e como este altera a dinâmica espacial. Além disso, o aluno será capaz também de criar mapas através do Sistema de Informação Geográfica para sua vida profissional e académica.

Programa
1. Conceito de geografia
1.1 Geografia Humana
1.2 Geografia Física
2. Espaço e organização do território
3. Transformação do espaço em função do turismo
3.1 Turismo, Lazer e recreação
4. Planeamento do turismo do ponto de vista da geografia;
4.1 Gestão do território
4.2 Alteração do espaço social e o turismo
4.3 Espaço turístico natural/ urbano
5. Geografia do turismo: Atlas turístico
6. Aplicações Cartográficas em Sistemas de Informação Geográfica

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
- Frequência obrigatória a 75% Aulas TP
- Trabalho teórico-prático:
1) Apresentação + relatório intermédio (30%)
2) Apresentação + relatório final (70%)
Avaliação por exame: Exame escrito (50%) + Exame prático em ArcGis (50%)
Nota mínima em cada momento de avaliação: 8 valores

Bibliografia
- Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica.. Lisboa: Lidel
- Medlik, S. (2003). Dictionary of Travel, Tourism and Hospitality. Butterworth-Heinemann.. UK: Butterworth-Heinemann
- Daveau, S. (1995). Portugal Geográfico.. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
- Hall, M. e Page, S. (2002). The Geography of Tourism and Recreation: Environment, Place and Space. (Vol. 1). (pp. 01-399). UK: Routledge

Método de interação
Presencial.
Discussão e estudo de casos.
Com aplicações práticas com recurso a software SIG.

Software utilizado nas aulas
SIG e Power Point

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável