Marketing

Gestão de Empresas
ECTS; º Ano, , 0,0 T + 0,0 PL + 0,0 TP + 0,0 P + 0,0 TC + 0,0 S + 0,0 E + 0,0 OT + 0,0 O

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados
Conhecer os principais métodos de estudo
Elaborar um plano de marketing
Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca

Programa
1. Princípios do marketing (história e ética empresarial);
2. Análise de mercado;
3. Segmentação e Posicionamento;
4. Políticas de marketing;
5. O plano de marketing;
6. Gestão da Marca.

Metodologia de avaliação
Avaliação continua. Realização de trabalho prático (40%) com apresentação e discussão, (nota mínima de dez valores) e um teste (60%), (nota mínima de nove valores).

Exame normal: Exame (100%).

Bibliografia
- Keller, K. e Georgson, M. (2008). strategic Brand Management - An European Perspective. UK: Pretince Hall
- Kotler, P. e Al., E. (2008). Principles of Marketing. Uk: Prentice Hall
- Dionisío, P. e Lindon, D. e Lévy, J. e Vicente Rodrigues, J. (2004). Mercator XXI - Teoria e Prárica do Marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote

Método de interação
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.

Software utilizado nas aulas