IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico

LIED.IPT - Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância

Livros/Manuais

Esta versão foi produzida com o apoio da UNESCO numa ação colaborativa coletiva e voluntária de um grupo de portugueses ligados ao meio académico, ainda durante a vigência do Estado de Emergência Nacional, por força da pandemia causada pela COVID-19.

A versão portuguesa contou com a coordenação de Etelberto Costa (Lifelong Learning Platform) e do Laborató­rio de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar. De salientar o apoio da Unidade de I&D Techn&Art do Instituto Politécnico de Tomar na paginação do manual.
Partilhamos o respetivo manual, para que juntos possamos construir pontes e encontrar soluções. A experiência Chinesa em vários momentos de confinamento durante outras crises, deu a este país uma capacidade operacional de agilizar a Educação a Distância na atual fase pandémica, cujas histórias e instrumentos de ensino são descritos neste manual.

Entidades envolvidas na disseminação do manual:
RBE (Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação)
APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Socie­dade da Informação)
FCT.UNL (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa)
ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional)
CNEDU (Conselho Nacional da Educação)
DGE (Direção Geral da Educação)
DGES (Direção Geral do Ensino Superior)
Dgest (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares)
IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional)
POCH (Programa Operacional de Capital Humano)
FFMS (Fundação Francisco Manuel dos Santos)
FCG (Fundação Calouste Gulbenkian)
SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação)
PNMF (Portal Nacional dos Municípios e Freguesias)
PTC (Paula Tomás Consultores)
Revista Lider
Revista Pessoas/ECO
ISQ

Recomendamos ainda os seguintes Manuais/Documentos (acesso gratuito aqui):
MOODLE – Criação e Gestão de Cursos Online a FCA – Editora de Informática e os autores decidiram recentemente colocar o livro à disposição de todos os interessados gratuitamente.
Who is prepared for the new digital age? – European Investment Bank (Dados ao nível Europeu)
A European strategy for data European Commission (19.02.2020)
European Commission (19.02.2020)
Covid-19 and Changes in Learning and Teaching European University Association
IAU Global Survey Report about Covid-19 on HIGHER EDUCATION International Association of Universities, 2020
Decreto-Lei n.º 27/2021 Microcredenciais /Apoio à diversificação da oferta formativa e a aprendizagem ao longo da vida.
REIMAGINING OUR FUTURES TOGETHER - A new social contract for education Report from the International Commission on the futures of education (Designed and printed by UNESCO)

NP4552
Financiamento