IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Licenciatura em Comunicação Social

 

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

 

Objectivos

Objetivos gerais da licenciatura em Comunicação Social


A licenciatura tem por objetivo a formação de profissionais da Comunicação, conscientes do mundo que os rodeia, com sentido crítico e com capacidade de adaptação a diferentes realidades. Consciente da sua essência (ensino superior politécnico), o curso proporciona aos seus estudantes um percurso que é simultaneamente teórico e laboratorial, com o objetivo de os preparar para o exercício profissional de forma sólida (do ponto de vista dos conhecimentos) e eficaz (do ponto de vista da prática).
Para além de um tronco comum, os alunos seguem o seu perfil (Jornalismo ou Comunicação Empresarial), frequentando UC específicas que mais se adaptem à carreira profissional que pretendem seguir. Pretende-se, desta forma, proporcionar uma formação diversificada, que permita aos estudantes obter uma preparação específica mas também multifacetada, como resposta às constantes mutações e diversidades do mercado profissional em que a licenciatura se situa.

Objetivos do perfil de Jornalismo


O perfil de Jornalismo tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da Comunicação Social e afins, aptos para assumir a execução operacional de competências especializadas, dentro da múltiplas facetas e exigências do setor.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área do Jornalismo, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de resposta a solicitações de parceiros da comunidade envolvente, ou através da produção de conteúdos disponibilizados em meios próprios ou de entidades com que o curso colabora.

O perfil em Jornalismo está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes em ambientes de trabalho altamente competitivos, seja em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Objetivos do perfil em Comunicação Empresarial


O perfil de Comunicação Empresarial tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da consultoria e assessoria de comunicação, aptos para assumir a execução operacional de tarefas especializadas, mas também o de progressivamente assumir funções de conceção e gestão de Planos de Comunicação.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área da Comunicação Empresarial, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de prestação de serviços a parceiros da comunidade envolvente, ou através de case studies.

O perfil em Comunicação Empresarial está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes, seja em ambientes de trabalho altamente competitivos em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Hália Filipa da Costa Santos

Hália Filipa da Costa Santos

t.: 241379500
endereço de e-mail

Coordenador(a) Erasmus

Marta Margarida Santos Dionísio

Marta Margarida Santos Dionísio

Gabinete: Gabinete de Línguas da ESTA/ Gabinete B191 ESGT
t.: 241379500
ext.: 2719
endereço de e-mail

Secretariado

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Gabinete: ESTA - Gab.1
t.: 241 379 532
ext.: 02500
endereço de e-mail
Plano curricular
UC Ramo Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
AlemãoTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
EspanholTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
FrancêsTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
Géneros JornalísticosTronco ComumJornalismo 5
Inglês e os MediaTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
Introdução ao MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5
Semântica e Pragmática do PortuguêsTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5
SociologiaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5
2º Semestre
Comunicação OnlineTronco ComumCiências da Comunicação, Multimédia 4
Discurso dos MediaTronco ComumCiências da Comunicação 5
História Económica e PolíticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5
Inglês AplicadoPerfil JornalismoLínguas Estrangeiras 4
Inglês AplicadoPerfil Comunicação EmpresarialLínguas Estrangeiras 4
Técnicas de Expressão Oral e EscritaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 7
[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
[CEM] Francês Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] Alemão Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5
[J] Francês Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5

 

Plano curricular
UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier IPerfil JornalismoJornalismo 7
Atelier IPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
Laboratório de JornalismoPerfil JornalismoJornalismo 5
Métodos QuantitativosTronco ComumMatemática 4.5
Problemáticas ContemporâneasTronco ComumCiências da Comunicação, Ciências Sociais e Humanas 4.5
Relações Públicas e Gestão de EventosPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
Teorias da ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4
[CEM] Estratégias de MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] FotojornalismoTronco Comum 5
2º Semestre
Análise de AudiênciasTronco ComumCiências da Comunicação 5
Atelier IIPerfil JornalismoJornalismo 7
Atelier IIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
Desafios da GlobalizaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4
Linguagens PublicitáriasPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
Literatura e Pensamento ContemporâneosTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4
Tecnologias do AudiovisualPerfil JornalismoJornalismo 5
[CEM] Assessoria de ImprensaTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] Realização e Produção TelevisivaTronco ComumJornalismo 5

 

Plano curricular
UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier IIIPerfil JornalismoJornalismo 7
Atelier IIIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
Comunicação InternaPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
Escrita DigitalPerfil JornalismoJornalismo 5
Fundamentos de EconomiaTronco ComumCiências Económicas e Sociais 4.5
SemióticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4
[CEM] Comunicação de CriseTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] Cultura Visual e PaginaçãoTronco ComumJornalismo 5
Ética e Direito da ComunicaçãoTronco ComumCiências Sociais e Humanas, Ciências da Comunicação 4.5
2º Semestre
Discurso e Formatos RadiofónicosTronco Comum 5
EstágioPerfil JornalismoJornalismo 20
EstágioPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20
Projeto de EmpreendedorismoPerfil JornalismoJornalismo 20
Projeto de EmpreendedorismoPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20
[CEM] Comunicação AutárquicaTronco ComumComunicação Empresarial 5
[CEM] Marketing DigitalTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] CiberculturaTronco ComumJornalismo 5

Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

Plano curricular
UC Ramo Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
AlemãoTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5 Marta Dionísio
FrancêsTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5 Manuela Silva
Géneros JornalísticosTronco ComumJornalismo 5 Hália Santos
Inglês e os MediaTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5 Marta Dionísio
Introdução ao MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5 Carla Dias Marques da Cruz
Semântica e Pragmática do PortuguêsTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5 Maria Romana
SociologiaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5 Maria Romana
Cláudia Pires da Silva
2º Semestre
Comunicação OnlineTronco ComumMultimédia 4 Raquel Botelho
Discurso dos MediaTronco ComumCiências da Comunicação 5 Hália Santos
História Económica e PolíticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5 Cláudia Pires da Silva
Inglês AplicadoPerfil JornalismoLínguas Estrangeiras 4 Marta Dionísio
Inglês AplicadoPerfil Comunicação EmpresarialLínguas Estrangeiras 4 Marta Dionísio
Técnicas de Expressão Oral e EscritaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 7 Maria Romana
[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
[CEM] Francês Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] Alemão Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5
[J] Francês Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5

 

Plano curricular
UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier IPerfil JornalismoJornalismo 7 Raquel Botelho
Atelier IPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7 Andreia Almeida
Carla Dias Marques da Cruz
Laboratório de JornalismoPerfil JornalismoJornalismo 5 Hália Santos
Métodos QuantitativosTronco ComumMatemática 4.5 Isabel Pitacas
Problemáticas ContemporâneasTronco ComumCiências da Comunicação 4.5 Cláudia Pires da Silva
Relações Públicas e Gestão de EventosPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5 Andreia Almeida
Teorias da ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4 Raquel Botelho
[CEM] Estratégias de MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5 Carla Dias Marques da Cruz
[J] FotojornalismoTronco Comum 5 António Ventura
Hália Santos
2º Semestre
Análise de AudiênciasTronco ComumCiências da Comunicação 5
Atelier IIPerfil JornalismoJornalismo 7 Hália Santos
Atelier IIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7 Andreia Almeida
Desafios da GlobalizaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4 Maria Romana
Cláudia Pires da Silva
Linguagens PublicitáriasPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5 Raquel Botelho
Literatura e Pensamento ContemporâneosTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4 Maria Romana
Tecnologias do AudiovisualPerfil JornalismoJornalismo 5 Júlio Silva
[CEM] Assessoria de ImprensaTronco ComumComunicação Empresarial 5 Hália Santos
[J] Realização e Produção TelevisivaTronco ComumJornalismo 5 Júlio Silva

 

Plano curricular
UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier IIIPerfil JornalismoJornalismo 7 Hália Santos
Júlio Silva
Atelier IIIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7 Carla Dias Marques da Cruz
Comunicação InternaPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5 Ana Andreia Alves Garcia
Escrita DigitalPerfil JornalismoJornalismo 5 Raquel Botelho
Fundamentos de EconomiaTronco ComumCiências Económicas e Sociais 4.5 Cláudia Pires da Silva
SemióticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4 Maria Romana
[CEM] Comunicação de CriseTronco ComumComunicação Empresarial 5 Ana Andreia Alves Garcia
[J] Cultura Visual e PaginaçãoTronco ComumJornalismo 5
Ética e Direito da ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4.5 Hália Santos
Cláudia Sousa Rosa
2º Semestre
Discurso e Formatos RadiofónicosTronco Comum 5
EstágioPerfil JornalismoJornalismo 20 Raquel Botelho
Hália Santos
EstágioPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20 Cláudia Pires da Silva
Projeto de EmpreendedorismoPerfil JornalismoJornalismo 20 Ana Isabel Gaspar Pacheco
Projeto de EmpreendedorismoPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20 Ana Isabel Gaspar Pacheco
[CEM] Comunicação AutárquicaTronco ComumComunicação Empresarial 5 Andreia Almeida
[CEM] Marketing DigitalTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] CiberculturaTronco ComumJornalismo 5 Raquel Botelho

Condições de Acesso

 

Preferências regionais

Área de influência: Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém.

Vagas: 30%

Cursos com acesso preferencial: 602, 604, 841, G70, G71, G80

Vagas: 20%

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:

06 Filosofia

09 Geografia

11 História

18 Português

Taxas e Emolumentos

 Tabela de emolumentos

Calendarização

 Acesso 

Saídas profissionais

As saídas profissionais possibilitadas pelo perfil de competências construído no Curso de Comunicação Social orientam-se para entidades privadas e públicas, tanto no perfil de Jornalismo como de Comunicação Empresarial. Incluem-se nestas entidades empresas de comunicação jornalística (de diferentes dimensões, desde o âmbito local ao âmbito nacional, e de diferentes áreas, desde a imprensa escrita ao audiovisual, passando pelo online e pela rádio), gabinetes de comunicação (públicos ou privados), autarquias locais e administração central e regional, empresas de diferentes setores de atividades (que necessitem de desenvolver estratégias de comunicação), fundações/associações e outras (que organizem eventos).

Entre os vários perfis profissionais que os licenciados de Comunicação Social se encontrarão capazes de ocupar contam-se os de:

Perfil de Jornalismo:

  • Jornalista de Imprensa
  • Online
  • Rádio
  • Televisão e Agência
  • Jornalista Multimedia
  • Fotojornalista
  • Técnico de Audiovisual
  • Produtor e Editor de Conteúdos

Perfil de Comunicação Empresarial:

  • Consultoria de Comunicação e Marketing
  • Assessoria de Imprensa
  • Relações Públicas
  • Organização e Gestão de Eventos
  • Gestão de Conteúdos

Locais de funcionamento

Abrantes

Abrantes
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos