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Ano Letivo: 2021/22

Comunicação Social

Atelier II

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7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054610.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1- Produzir Reportagens: num enquadramento local e regional os alunos devem pesquisar informação, propor temas a abordar, ir para o terreno contactar com as fontes e produzir trabalhos no Género Jornalístico Reportagem.
2- Produzir Podcasts de Entrevistas: pesquisar podcasts que estejam a marcar esta nova tendência por forma a procurar um estilo que possa ser produzido e difundido, no campo das Entrevistas, passando depois o seu resultado para um formato escrito.
2- Concretizar o projeto de um jornal digital comunitário enquadrado no Jornalismo de Proximidade.
3- Organizar uma sessão sobre Jornalismo Independente no âmbito do Projeto Academia de Leitura do Mundo.
4- Dominar as regras de produção jornalística, com especial destaque para as atuais necessidades de informação credível e enquadrada nos objetivos da profissão.
5- Desenvolver o sentido crítico em relação às questões do Jornalismo: os alunos devem ser capazes de analisar temas da atualidade que envolvam a prática profissional do Jornalismo, refletindo sobre situações concretas e enquadrando cada caso na perspetiva dos Média, mas também da Sociedade em geral.

Programa
1- A Reportagem no atual contexto informativo digital. A importância deste Género Jornalístico numa altura em que a contextualização e a verificação dos factos são mais importantes do que nunca, a par de importância da técnica e da criatividade.
2- A Entrevista como suporte dos podcasts informativos. A utilização das plataformas que permitem que o áudio chegue mais facilmente às pessoas, nomeadamente através do formato Podcast, na sua perspetiva jornalística.
3- O Jornalismo de Proximidade no âmbito comunitário. O reconhecimento da Informação como fator de aproximação e de valorização dos indivíduos e das comunidades em que se inserem, que promove a divulgação de acontecimentos, mas também a preservação das memórias.
4- O Jornalismo Independente como alternativa ao Jornalismo ‘mainstream’. A tomada de consciência de que existem diversas formas de informar, com prioridades e ritmos diferentes, cumprindo todas uma função social fundamental na sociedade atual.

Metodologia de avaliação
Época Normal (Contínua):
- Trabalhos Aula (individual): 20%
- Reportagem (individual): 20%
- Podcast (individual): 20%
- Projeto Academia (grupos): 20%
- Projeto Jornalismo Proximidade (grupos): 20%

Exame e Recurso:
- Prova escrita (50%)
- Média dos trabalhos realizados e submetidos em época de avaliação contínua, não sendo aceites posteriormente (50%)

Em qualquer das épocas os estudantes são aprovados quando obtêm a média final mínima de 9,5 valores.

Bibliografia
- Figueiras (et al), I. (2019). Jornalismo em tempo de pós verdade (ebook). Lisboa: Dumar
- Gradim, A. (2016). Framing, o enquadramento das notícias. Lisboa: Horizonte
- Lusa, A. (2012). Livro de Estilo da Lusa. Lisboa: Lusa
- Pinto (et al), M. (2017). Ser jornalista - Roturas e Continuidades. Online: Sopcom
- Público, J. (2005). Livro de Estilo do Público. Lisboa: Público

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas onde se analisam questões relacionadas com a profissão e onde se pratica o jornalismo escrito. Ambiente que simula o funcionamento de uma redação.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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