LEC - Laboratório de Engenharia Civil

Ana Paula Machado, Responsável

Rogerio Sousa, Responsável Técnico;

O Laboratório de Engenharia Civil está integrado no Instituto Politécnico de Tomar e tem como finalidade a execução de ensaios e estudos no domínio dos materiais e construções.

O Instituto Português de Acreditação (IPAC) concedeu, a 04-07-2006, a acreditação ao Laboratório de Engenharia Civil como Laboratório de Ensaios, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005.

• Apoiar a atividade científica do Instituto Politécnico de Tomar;
  • Realizar ensaios e estudos para clientes do setor da construção civil e obras públicas.

• Profissionalismo;
  • Rigor e verdade;
  • Imparcialidade e confidencialidade;
  • Flexibilidade;
  • Capacidade de comunicação;
  • Trabalho de equipa.

Factores chave de sucesso
  • Formação e motivação;
  • Tempo de resposta;
  • Custos competitivos;
  • Empatia com o cliente;
  • Divulgação e informação.

Política da qualidade
O Laboratório de Engenharia Civil do Instituto Politécnico de Tomar visa prestar um serviço que vá ao encontro dos interesses das diferentes partes envolvidas, cumprindo as boas práticas profissionais, os requisitos específicos, os regulamentos, os estatutos e as normas aplicáveis à atividade, procurando a qualidade e a melhoria contínua dos serviços.

Tem como princípios o rigor, a verdade, o respeito pelo Sistema de Gestão, pela norma de referência NP EN ISO/IEC 17025 e a salvaguarda dos resultados e do meio ambiente. Garante a imparcialidade na realização de trabalho e a confidencialidade de toda a informação obtida ou gerada pelo laboratório.

O pessoal interveniente, diretamente, no Laboratório tem formação adequada e está familiarizado com a documentação, cumpre a norma de referência e aplica as políticas e os procedimentos no seu trabalho. Respeita os princípios de conduta e os valores de ética profissional dos trabalhadores em funções públicas.

O Laboratório de Engenharia Civil está disponível para cooperar com todas as entidades relacionadas com o setor da construção civil.

Instituto Politécnico de Tomar
Quinta do Contador – Estrada da Serra