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Funcionamento

Solicitação dos Serviços

Para que as empresas ou particulares possam utilizar os serviços prestados pelo Laboratório de Engenharia Civil é necessário que se tornem clientes.
Para se tornar cliente do Laboratório de Engenharia Civil é necessário enviar um pedido por escrito indicando os ensaios solicitados ou a requisição Modelo LEC/7.5/Ficha 2/E/R, por email (lec@ipt.pt).

A marcação dos ensaios a realizar “in situ” é efectuada antecipadamente com o Responsável Técnico via telefone (249 328 172) ou (917 538 290).

  • requisição Modelo LEC/7.5/Ficha 2/E/R

 

Receção dos itens a ensaiar

Os itens a ensaiar são entregues no Laboratório de Engenharia Civil todos os dias úteis e no período das 9.00 horas às 12.30 horas e das 14.00 horas às 17.30 horas, com o mínimo de 3 dias de antecedência da data de realização dos ensaios. No caso de provetes cúbicos de betão que não necessitem de rectificação das faces podem ser entregues no dia anterior ao da realização do ensaio.

A descarga dos itens a ensaiar e a entrega no balcão de receção são da responsabilidade do cliente. Sempre que por razões de saúde ou de dimensão dos itens a ensaiar o cliente não possa efectuar a descarga, o técnico do LEC ajuda nesta actividade. O LEC disponibiliza carros de mão para transporte dos itens a ensaiar e luvas de protecção.

Os itens a ensaiar são recebidos no Armazém de Receção de Amostras, procedendo-se ao preenchimento de um boletim de receção. Nesse boletim são indicados pelo cliente quais os ensaios a que o item será sujeito, a norma de ensaio e o prazo de execução. O LEC informa o cliente se pode realizar os ensaios solicitados no prazo estabelecido.

Os itens a ensaiar são colocados em recipientes devidamente identificados. A identificação obedece ao seguinte critério: Número sequencial da amostra-ano
A identificação é efetuada através de etiquetas colocadas nos recipientes. No caso de provetes de betão, a identificação é inscrita directamente no provete.
Procura-se, sempre que possível, ocultar os elementos que permitam identificar o cliente.

Sempre que se justifique, regista-se nas observações do boletim de receção o estado do item a ensaiar no momento da receção, especialmente no caso em que tal facto poderá ter influência no resultado dos ensaios.

Enquanto não é ensaiado, o item a ensair permanece no Armazém de Saída de Amostras ou em câmaras adequadas, conforme o definido nas normas de amostragem e conservação de itens a ensaiar. Este armazenamento é efetuado de modo a garantir a confidencialidade e a segurança do item a ensaiar quanto a possíveis acidentes, até a realização dos ensaios.

Para que tal seja assegurado verifica-se que:

  • Não é permitida a entrada de pessoal estranho nos locais de armazenamento das amostras. O acesso a estes locais só poderá ser efetuado mediante autorização do Responsável Técnico, do Responsável pela Qualidade ou do Responsável pelo Lab.ipt e acompanhado por algum dos Técnicos;
  • As câmaras de armazenamento são fechadas à chave;
  • Os itens a ensaiar são manuseadas exclusivamente pelos Técnicos.

 

Realização de ensaios

O Laboratório de Engenharia Civil funciona todos os dias úteis.

O ensaio a efetuar é definido pelo cliente, indicando a norma ou o procedimento que deseja que seja seguido.

O Responsável Técnico analisa a adequação e a atualização do método indicado na receção dos itens a ensaiar e comunica ao cliente quando tal não se verifica.

O equipamento a utilizar nestes trabalhos é calibrado e de acordo com as normas adotadas para o ensaio. É operado exclusivamente pelos Técnicos que estão qualificados para realizar os ensaios.

Sem que haja autorização do Responsável Técnico, do Responsável pela Qualidade ou do Responsável pelo Lab.ipt, qualquer pessoa estranha ao serviço não assiste à realização de ensaios. Quando previamente autorizado, são tomadas as medidas julgadas convenientes a fim de salvaguardar os direitos de propriedade e confidencialidade. As visitas são registadas nas observações do boletim de recolha de dados.

Quando o cliente pretende assistir à realização dos ensaios, esta informação deve ser transmitida durante a receção dos itens a ensaiar ou solicitada por email, pelo menos no dia antes da realização do ensaio. O cliente deve indicar o nome das pessoas que vêm assistir ao ensaio. Estas pessoas comprometem-se a garantir imparcialidade e confidencialidade, assinando uma declaração.

 

Destino dos itens após o ensaio

Após a realização dos ensaios, todas os itens são colocadas no Armazém de Saída de Amostras e ficam à disposição do cliente.

Os itens sujeitos a ensaios destrutivos são guardados durante o período de um mês após a data de emissão do boletim de ensaio. Após esse período cessa a responsabilidade do LEC pela guarda dos mesmos, reservando-se o direito de dar o destino que entender.

As sobras de itens que possam servir para novo ensaio são colocadas no Armazém de Saída de Amostras, em zona separada das restantes e devidamente identificada, sendo garantida a sua proteção contra deteriorações durante um período de três meses, após os quais cessa a responsabilidade do LEC pela sua conservação e guarda. Reserva-se ao LEC o direito de dar o destino que entender.

Durante os períodos atrás referidos, os clientes podem solicitar a devolução dos itens.

Em regra, o LEC não efetua expedição de itens. Quando o cliente o deseje, é efetuada a expedição, sendo-lhe os custos imputados.

A devolução de itens é efetuada num prazo máximo de 3 dias úteis. Se o cliente se deslocar às instalações do LEC, a devolução é imediata.

 

Envio de Resultados

O envio de resultados é efetuado semanalmente, via CTT. Quando solicitado pelo cliente, são enviadas cópias dos resultados por correio electrónico, no dia da emissão do boletim de ensaio. O cliente deve indicar durante a receção dos itens a ensaiar os endereços para os quais devem ser enviados os resultados.
Emendas aos boletins de ensaio

De acordo com o OGC001 do IPAC - GUIA PARA A APLICAÇÃO DA NP EN ISO/IEC 17025:2018 as emendas a efetuar por solicitação do cliente nos boletins de ensaio devem limitar-se à correção de erros e à inclusão de dados omissos e disponíveis à data de realização do ensaio.

 

Facturação e Pagamentos

As facturas são emitidas semanalmente pela Tesouraria do Instituto Politécnico de Tomar, após o envio dos resultados.

O pagamento é efectuado a 30 dias.

 

Reclamações

As reclamações dos clientes são apresentadas ao Responsável Técnico. Podem também ser apresentadas ao Responsável pelo Lab.ipt.

Para cada reclamação é elaborado um relatório de análise, procuram esclarecer as causas das reclamações e definem a solução a aplicar de modo a satisfazer os clientes. As conclusões são comunicadas ao cliente.

 
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