Direitos

O Portal www.ipt.pt ou  http://portal2.ipt.pt/ é propriedade do Instituto Politécnico de Tomar (IPT)  tendo sido desenvolvido sob a responsabilidade do Professor Coordenador José António Ribeiro Mendes e do Técnico Especialista Joaquim Pombo da Silva Dias, respetivamente Diretor da Unidade Departamental de Tecnologias de Informação e Comunicação (UDTIC) e responsável do Centro de Informática e Sistemas (CIS),  por Nota Interna nº 121/IPT/2013, datada de 16 de Janeiro de 2013, do Presidente do Instituto Politécnico.

 

Autoria

A metodologia usada na Reengenharia do Sistema IPT foi a lançada por Checkland com a Soft Systems Methodology – SSM, promovendo-se o debate entre todos os agentes da organização no sentido de todas as perspetivas serem explicitadas e compreendidas. Foi tido em consideração o software de aplicações em utilização na organização e sua integração no sistema final a obter.

Neste  âmbito da análise, conceção e desenvolvimento foi constituída uma equipa à qual se atribuem direitos de autoria no que concerne ao que abaixo se indica:

Com base na estrutura organizacional e aplicações de software em uso, tudo composto por sistemas de sistemas, foi desenhado um modelo de Gestor de Conteúdos que suporta : i) a definição da estrutura organizacional, ii) o registo de utilizador com referência ao seu posicionamento e papel na hierarquia, e iii) a definição do perfil de gestor de informação e iv) a definição do perfil de produtor de informação. Informação essa usada como origem para o diretório, os órgãos e unidades da estrutura, os produtos ou serviços, as páginas do site, as notícias, a agenda e redes sociais.

O website foi concebido top-down até a um determinado nível na hierarquia com a facilidade de ser expandido a outros níveis ou ligado a outras páginas definidas pelos próprios utilizadores. Ainda, com a emergência de novas estruturas organizacionais, em rede, está já concebida a possibilidade de cada unidade na estrutura poder fazer a gestão integrada das suas redes nas redes da organização.

 

Direcção e Coordenação                          José Ribeiro Mendes
Análise e Conceção                                 José Ribeiro Mendes e Joaquim Pombo Dias
Programação e Desenvolvimento              Juvenal Paulino
Design gráfico e Web Design                    Marc Lafont
Comunicação e Divulgação                      Tânia Matos

 

Termos de utilização

Os textos, conteúdos e imagens publicados neste sítio são propriedade do IPT, não podendo ser reproduzidos ou modificados sem prévia autorização expressa deste, exceto em casos de utilização livre, designadamente para fins de ensino ou investigação ou para uso pessoal, devendo, nestes casos, ser indicada a titularidade dos mesmos.

 

Exoneração de responsabilidade

O IPT não se responsabiliza por eventuais incorreções na informação ou documentação existente neste sítio sobre conteúdo das páginas para as quais remetem os links dele constantes.

 

Legislação aplicável

O presente sítio é regulado pela legislação em vigor, nomeadamente pelo Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos e pelo Código da Propriedade Industrial. Ao usar o portal do IPT, o utilizador aceita os termos e condições do mesmo.

A Constituição da República Portuguesa consagra no seu art.º n.º 42º a liberdade do direito de criação cultural e a proteção dos direitos de autor. O direito de autor da obra, incluindo aqui os programas informáticos, abrange os direitos patrimoniais e os direitos morais sobre a mesma (art.s 9º e 11º do CDADC e 1303º e 48º do CC).
Todo o Software e elementos conexos estão ainda protegidos por outras disposições da legislação ordinária (Lei n.º 50/2004, de 24 de Agosto e Lei n.º 109/91, de 17 de Agosto), da legislação Comunitária, na área das TIC (Diretiva Comunitária n.º 2001/29/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de Maio), e por tratados Internacionais como os da OMPI.
O Software está, assim, abrangido pela referida proteção dos legítimos titulares dos direitos de autor, devendo ser utilizado em conformidade.

 

^ Topo