Tecnologias da Internet

TeSP - Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 75,0 PL + 7,50 OT

Docente(s)
- José Manuel Palma Redes Ramos

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1. Desenvolver código HTML, CSS e javaScript;
2. Manipular atrubutos e conteúdos dos objetos do DOM do interface Web;
3. Desenvolver funcionalidades gráficas e cinemáticas interativas;
4. Desenvolver aplicações dinâmicas sobre interfaces Web;
5. Elaborar projetos Web do lado do cliente.

Programa
1. Codificação em HTML5 (HyperText Markup Language, norma 5): Estrutura geral das árvores de objetos; objetos vazios, objetos contentores e objetos arbolescentes; Sintaxe das "tags" e respetivos atributos; Atributos especiais, de classificação (?class?), de identificação (?id?) e de estilização (?style?); Atributos de comportamento para descrição de pares evento/ação; Categorização e representação dos diversos objetos Web.

2. Codificação em CSS1,2,3 (Cascading Style-Sheets, normas 1, 2 e 3): O objeto ?style?; Descrição e sintaxe das representações CSS dos atributos do objeto ?style?; O Modelo da Caixa; Representação de Superclasses, de Classes, de Pseudoclasses e de Objetos; Agrupamentos, especializações e exceções; Codificação decimal e hexadecimal das cores; Atributos avançados de estilo.

3. O DOM (Document Object Model) Web: Estrutura hierárquica do documento Web (objeto ?document?), como uma árvore de objetos para representação e apresentação de conteúdos; Classes de objetos; Geração dinâmica; Gestão de atributos; Anexação, Clonagem e Extinção.

4. Programação em JavaScript: Sintaxe geral da linguagem; Âmbito das variáveis (públicas e privadas); Modelos de variáveis (lógico, numérico, string, array, objeto); Funções e respetivos argumentos; Métodos para cada classe de objetos do DOM; Funções de Expressão; Funções de Input, de Processo e de Output; Implementação de ações para pares evento/ação; Manipulação de atributos para cada classe de objetos do DOM; Processamento de formulários de input/output; Técnicas de ?motion?; Mecanismos de interação.

5. Aplicação de Bibliotecas jQuery e Bootstrap: Funções das Bibliotecas; O seletor ?$? da jQuery; Animação; Interfaces dinâmicos; Interacção avançada; Aplicação dos recursos gráficos, de estilo e funções das bibliotecas Bootstrap na implementação de interfaces avançados.

6. Geração de Gráficos Bitmap (Raster) através do elemento Canvas e de Gráficos Vetoriais através de SVG (Scalable Vector Graphics): O contexto ?2d? de um objeto ?canvas?; Utilização dos métodos e propriedades gráficas desse contexto, através de programação javaScript; Implementação de gráficos estáticos e dinâmicos e de animações gráficas de natureza ?raster?; Representação XML de primitivas gráficas SVG; Geração de árvores XML de descritores SVG, através de programação javaScript sobre o XML-DOM; Implementação de gráficos estáticos e dinâmicos e de animações gráficas de natureza vetorial;

7. Interatividade e Animação: comportamentos e pares evento-ação; Técnicas de ?framing?; Temporização e sincronização; Trajetórias.

8. Projeto de interfaces Web dinâmicos: Hierarquia dos objetos; Hierarquia dos processos; Modelos de interação; Animação e Storyboarding.

Metodologia de avaliação
Desenvolvimento de um projeto individual, consistindo em aplicações web do lado do cliente, a partir da enunciação de um modelo de requisitos.

Bibliografia
- Ramos, J. (0). Documentos de apoio elaborados pelo docente e distribui­dos na plataforma Moodle.Acedido em14 de setembro de 2016 em http://www.e-learning.ipt.pt/
- DevGuru, .. (0). ..Acedido em14 de setembro de 2016 em http://www.devguru.com/
- W3Schools, .. (0). ..Acedido em14 de setembro de 2016 em http://www.w3schools.com/

Método de interação
1. Sessões práticas em Laboratório de TIC;
2. Desenvolvimento de miniprojetos.
3. Apoio didático por e-learning, através da plataforma Moodle.

Software utilizado nas aulas
Editor Notepad++; Browser Google Chrome;