Programação III

TeSP - Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 67,50 TP

Docente(s)
- António Manuel Rodrigues Manso

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1 - Aplicar os princípios básicos de resolução de problemas utilizando o paradigma de programação orientada aos objectos;
2 - Desenvolver código funcional através da linguagem Java e das suas bibliotecas de classes;
3 - Gerir situações de erro e de excepção no desenvolvimento de software;

Programa
1 - Introdução à Programação Orientada por Objectos:
- Conceitos básicos fundamentais.
- Classes, objetos e interfaces.
- Programação com a linguagem Java.
- Programação com objetos do JDK.

2 - Programação com classes:
- Métodos e atributos estáticos e dinâmicos.
- Construtores e encapsulamento.
- Documentação.
- Testes unitários.
- Gestão de situações de exceção.

3 -Interfaces gráficas com o utilizados:
- Arquitetura MVC.
- Bibliotecas de interfaces gráficas.
- Interactividade e gestão de eventos.

4 - Herança:
- Herança em Java.
- Redefinição de funções.
- Interfaces.
- Classes abstractas.
- Polimorfismo.


5 - Modelação com classes
- Análise e desenho de aplicações com classes.
- Utilização de diagramas UML.
- Gestão de situações de exceção .
- Serialização e persistência de objetos.

Metodologia de avaliação
Teórica (60%) - Teste escrito sem consulta. Mínimos de 7 valores em 20.
Prática (40%) - Testes práticos e um trabalho final. Mínimos de 10 valores em 20 na componente prática.

Bibliografia

Método de interação
Aulas teóricas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos.
Aulas práticas laboratoriais para resolução de problemas e consolidação de conhecimentos utilizando o computador.

Software utilizado nas aulas
- Java Development Kit
- Netbeans