Programação III

TeSP - Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 67,50 TP

Docente(s)
- António Manuel Rodrigues Manso

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1 - Aplicar os princípios básicos de resolução de problemas utilizando o paradigma de programação orientada aos objectos;
2 - Desenvolver código funcional através da linguagem Java e das suas bibliotecas de classes;
3 - Gerir situações de erro e de excepção no desenvolvimento de software;

Programa
1 - Introdução à Programação Orientada por Objectos:
- Conceitos básicos fundamentais.
- Classes, objetos e interfaces.
- Programação com a linguagem Java.
- Programação com objetos do JDK.

2 - Programação com classes:
- Métodos e atributos estáticos e dinâmicos.
- Construtores e encapsulamento.
- Documentação.
- Testes unitários.
- Gestão de situações de exceção.

3 -Interfaces gráficas com o utilizador:
- Arquitetura MVC.
- Bibliotecas de interfaces gráficas.
- Interactividade e gestão de eventos.

4 - Herança:
- Herança em Java.
- Redefinição de funções.
- Interfaces.
- Classes abstractas.
- Polimorfismo.


5 - Modelação com classes
- Análise e desenho de aplicações com classes.
- Utilização de diagramas UML.
- Gestão de situações de exceção .
- Serialização e persistência de objetos.

Metodologia de avaliação
Teórica (60%) - Teste escrito sem consulta. Mínimos de 7 valores em 20.
Prática (40%) - Testes práticos e um trabalho final. Mínimos de 10 valores em 20 na componente prática.
Será facultado um exame

Bibliografia

Método de interação
Aulas teóricas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos.
Aulas práticas laboratoriais para resolução de problemas e consolidação de conhecimentos utilizando o computador.

Software utilizado nas aulas
- Java Development Kit
- Netbeans