Introdução à Gestão de Empresas

TeSP - Produção de Atividades para o Turismo Cultural
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Eduardo Fontão MontAlverne Brou

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
O aluno no final da unidade curricular deverá entender, compreender e aplicar conceitos gerais de gestão de uma organização.

Programa
1. O que é uma Organização
1.1. A evolução histórica da teoria das Organizações
1.2. Empresa ? um caso particular de Organização
1.3. A Empresa versus o Meio Ambiente
1.4. A estrutura da empresa
1.5. Tipos de Organização
2. A Administração por Objetivos
2.1. Origens
2.2. Características
2.3. Fixação de objetivos
2.4. Planeamento Estratégico e Planeamento Táctico
2.5. Ciclo da APO
2.6. Apreciação crítica da APO
3. A Função Produção
3.1. Tipos de processo de produção
3.2. Seleção do Processo Produtivo
3.3. O Controlo da Qualidade
3.4. Produtividade
4. A função Financeira
4.1. A noção de função financeira
4.2. As ferramentas contabilísticas
4.3. O equilíbrio financeiro
4.4. Rentabilidade e Autofinanciamento
5. A Função Comercial
5.1. Noção de Marketing
5.2. A estratégia de Marketing
5.3. Análise Matricial
5.4. Identificação dos Clientes-Alvo
5.5. As variáveis do Marketing-Mix
6. A Função dos Recursos Humanos
6.1. Qual o seu objetivo
6.2. A Motivação (principais abordagens)
6.3. A Liderança e estilos de gestão
6.4. O que é a Gestão do Pessoal
6.5. Estratégia dos Recursos Humanos

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Realização de 3 trabalhos par avaliação, com ponderação de 50% na avaliação final e uma prova escrita final (com nota mínima de 8 valores) com a ponderação de 50%.
Exame - Época Normal: Prova escrita.
Época Recurso: Prova escrita

Bibliografia
- Sousa, A. (1990). Introdução à Gestão, uma abordagem sistémica. : Editorial Verbo
- Nelson Santos, A. e Trigo, V. (1991). Pequenas Empresas - Sucessos e Insucessos. : Edições Sílabo
- Arnold, J. (2000). Introduction to Materials Management. : Prentice Hall

Método de interação
- Método expositivo e demonstrativo, com recurso à projecção de diapositivos. É utilizada a metodologia de pesquisa para a elaboração de trabalhos, e ainda a simulação pedagógica com casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável