Expressão Oral e Escrita

TeSP - Produção de Atividades para o Turismo Cultural
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
Terminada a UC, os/as alunos/as deverão:
-Possuir uma consciência reflexiva sobre o funcionamento da língua;
-Possuir pensamento crítico e capacidade argumentativa;
-Ter expandido a sua amostra lexical e aperfeiçoado a sua capacidade retórica;
-Reconhecer a importância da adequação do discurso.

Programa
- A língua e a Comunicação;
- Noções de História da Língua;
- Situação Comunicativa;
- Intencionalidade comunicativa;
- Formas adequadas à situação e intencionalidade comunicativas;
- Comunidade linguística;
- Níveis de língua;
- Funções da Linguagem;
? Textos e suas tipologias;
- Estratégias de leitura;
-O verbal e o visual;
- consolidação de conteúdos da morfossintaxe;
-consolidação de conteúdos da semântica.

Metodologia de avaliação
As/os alunas/as serão avaliados/as continuamente através do seu desempenho na sala de aula, sobretudo no que diz respeito à oralidade, e da elaboração de um trabalho final onde serão testadas as competências ao nível da componente escrita.

Bibliografia
- Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. (Vol. --). (pp. -----). Lisboa: Universidade Aberta
- Campbell, J. (1993). Técnicas de Expressão Oral. (Vol. ---). (pp. -----). Lisboa: Editorial Presença
- Lopes, M. e Pinto, M. e Azeredo, M. (2015). Da Comunicação à Expressão: Exercícios Gramática Prática. (Vol. ---). (pp. -------). Lisboa: Raiz Editora

Método de interação
Aulas Teórico-práticas.

Software utilizado nas aulas
Diversos sites relacionados com o Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa.