Marketing Turístico

TeSP - Produção de Atividades para o Turismo Cultural
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP

Docente(s)
- Éricka Maria Costa de Amorim
- Oliva Maria Dourado Martins

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Após a conclusão da disciplina, o aluno deverá ser capaz de analisar e desenvolver um plano de marketing
turístico; operacionalizar as ferramentas de Marketing - Mix; e desenvolver um plano promocional para um
destino turístico.

Programa
1.Conceitos Gerais de Marketing Turístico;
2. Procura Turística;
2.1. Caraterísticas do turista,
2.2. Determinantes da procura,
2.3. Impactos do turismo,
2.4. Processo de decisão de compra, entre outros.
3. Oferta Turística;
4. Plano de Marketing
4.1. Fases do plano de marketing (diagnóstico, análise SWOT, objetivos, estratégia, Marketing-Mix, orçamentos, controlo e atualização).
4.2. Caso de estudo em Portugal (e.g. Marketing das Cidades, Enoturismo, Marketing Sensorial etc (noções da estratégia de desenvolvimento de um plano)

Metodologia de avaliação
Teste escrito - ponderação de 50% e nota mínima de 7,5v. Trabalho- apresentação e discussão- ponderação de 50% e nota mínimos de 10v. Os alunos com nota igual ou superior a a 10 valores ficam automaticamente dispensados de exame

Bibliografia
- Rodrigues, J. e Levy, P. e Lendrevi, J. e Lindon, D. (2015). Mercator XXI: teoria e prática do marketing. (Vol. 1). Lisboa: Dom Quixote
- Kotler, P. (2011). Marketing 3.0 ­ Do produto e do consumidor até ao espírito humano. (Vol. 1). UK: Atual
- Holloway, C. (2004). Marketing for Tourism. (Vol. 1). UK: Pearson
- Costa, C. e Buhalis, D. (2006). Tourism Management Dynamics – Trends, Management and Tools. (Vol. 1). UK: Elsevier

Método de interação
Método expositivo; Discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas; Casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica