Introdução às ideias do design

TeSP - Design Multimédia
2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
a)Perceber a intrincada relação do design com a vida diária, entendendo que eles estão diretamente relacionados porque o design responde a inúmeras e diversas necessidades do quotidiano.

b)Adquirir e aplicar conhecimentos do design, tais como os seus princípios básicos, os da composição gráfica e tipográfica, percebendo como os usar para responder aos objetivos e ideias de cada trabalho.

c)Face à especificidade do projeto requerido, pretende-se que cada aluno saiba escolher e adequar os elementos gráficos a usar no projeto requerido, percebendo a eficácia geralmente conseguida pela simplicidade e contenção visual e de meios a usar.

Programa
1 - Análise de casos/projetos e produtos de referência;

2 - Princípios do Design:
- Proximidade;
- Alinhamento;
- Repetição;
- Contraste;
- Simetria/Assimetria;
- Tensão;
- Contraste;
- Proporção/Escala;
- Padrão/Grelha;

3 - Aplicação de ideias, conceitos e necessidades diárias como princípios criativos para o design:
- A visão, a percepção e a comunicação visual;
- Elementos e símbolos visuais;

4 - A cor:
- cor luz e cor pigmento;
- cor e expressão: psicologia e simbologia da cor;
- análise da relação do uso da cor e de símbolos visuais;


5 - Anatomia do Tipo e desenho de letras:
- Tipos com e sem serifas;
- Nomenclatura e famílias de tipos;
- Adequação de cada fonte e tipos de letra ao projeto a desenvolver;

6 - Logotipos: tipologias e análise de exemplos;
- A identidade visual como representação de uma ideia, produto, empresa, instituição ou serviço.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua em conjugação com os trabalhos práticos executados nas aulas.
Estão dispensados da avaliação final os alunos obtenham nota igual
ou superior a 10 valores.
Serão excluídos os alunos que não tenham assiduidade a 2/3 das aulas.

Bibliografia
- Kandinsky, W. (2002). Ponto Linha Plano. Lisboa: Edições 70
- Poulin, R. (2011). The language of graphic design. Beverly Massachusetts: Rockport Publishers
- Costa, J. (2011). Design para os olhos. Lisboa: Dinalivro

Método de interação
Aulas teórico práticas expositivas, seguidas da realização de trabalhos práticos abordando e aplicando os conteúdos lecionados para consolidar conhecimentos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável