Marketing digital

TeSP - Design Multimédia
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Célio Gonçalo Cardoso Marques
- Vasco Renato Marques Gestosa da Silva

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Os alunos deverão saber elaborar um plano de marketing digital (MD) e comércio eletrónico(1), e adquirir competências na gestão de lojas virtuais(2), publicidade online(3), conteúdos para MD(4), media sociais(5), analítica na Web(6), otimização de websites para pesquisas(7) e intelig. competitiva(8)

Programa
1.Marketing digital e comércio eletrónico
- Definição dos conceitos;
- Evolução do marketing digital;
- Ferramentas de marketing digital;
- Modelos de comércio eletrónico;
- Comércio eletrónico vs negócio eletrónico.

2. Implementação de loja online e estratégias de marketing
- Opencart para criação de uma loja online;
- Plano de negócio online e plano de marketing digital.

3.Publicidade online
- Google adwords;
- Social ads;
- Twitter ads;
- Youtube ads;
- Retargeting;

4. Criação de conteúdos para marketing digital
- Utilização de ferramentas para a criação de conteúdos multimédia para campanhas de marketing digital.

5. Os media sociais (Social Media)
- Conceito;
- Social media marketing;
- ferramentas;
- Gestão de crises;
- Business intelligence e os social media.

6. Analítica na Web (Web Analytics)
- Conceito;
- Ferramentas;
- Implementação.

7. Otimização de websites para motores de pesquisa
- Motores de pesquisa;
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM);
- Definição de estratégias.

8. Inteligência competitiva (Competitive Intelligence)
- Conceito;
- Ferramentas;
- Implementação.

Metodologia de avaliação
Teste escrito, com consulta. Realização de trabalho prático em grupo e sua discussão pública. Cada componente atrás referida com nota mínima de 7 valores em 20, para dispensar de exame.

Bibliografia
- Chaffey, D. e Ellis-Chadwick, F. (2012). Digital Marketing - Strategy, Implementation and Practice. (Vol. 1). Reino Unido: Pearson
- Adolpho, C. (2012). Os 8 Ps do Marketing Digital - O guia estratégico de marketing digital. (Vol. 1). Brasil: Texto Editores
- Carrera, F. (2012). Marketing Digital na versãoo 2.0 - o que não pode ignorar. (Vol. 1). Lisboa: Edições Si­labo
- Zarrella, D. (2010). The Social Media Marketing Book. (Vol. 1). Sebastopol - CA: O´Reilly

Método de interação
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Ferramentas relacionadas com social media, Web analytics, search engine marketing, search engine optimization e competitive intelligence;
Moodle;
Xampp;
Opencart.