Métodos quantitativos

TeSP - Design Multimédia
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 37,50 TP

Docente(s)
- José Manuel Borges Henriques Faria Paixão

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da U.C. o aluno será capaz de:
1.1. proceder à análise de dados, interpretar os resultados obtidos e proceder à tomada de decisão;
1.2. analisar um diagrama de dispersão, determinar a equação da reta de regressão, obter estimativas para parâmetros tendo por base o modelo de regressão linear e interpretar com sentido crítico os resultados obtidos.
2. O aluno será capaz de desenvolver o raciocínio lógico e analítico que permita a criação de autonomia na aprendizagem.

Programa
I. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
1.1. Considerações preliminares;
1.1.1. População e Amostra;
1.1.2. Fases do Método Estatístico;
1.1.3. Exploração dos dados e Inferência Estatística;
1.1.4. Exemplos de aplicação da estatística;
1.2. Tipo de dados:
1.2.1. Dados qualitativos;
1.2.2. Dados quantitativos;
1.3. Distribuição de frequências e sua representação gráfica;
1.4. Medidas de Estatística Descritiva:
1.4.1. Medidas de localização;
1.4.2. Medidas de dispersão;
1.4.3. Medidas de forma: assimetria e achatamento.

II. REGRESSÃO E CORRELAÇÃO LINEAR
2.1. Diagrama de dispersão. O coeficiente de correlação linear de Pearson.
2.2. O modelo de regressão linear simples e a reta dos mínimos quadrados. O Coeficiente de determinação. Interpretação dos parâmetros do modelo.

Metodologia de avaliação
Usa-se a mesma metodologia tanto na época de avaliação contínua como nas épocas de exame que consiste num teste escrito, classificado de 0 a 20 valores, sem consulta e sobre toda a matéria lecionada durante o semestre. Aprovação se a classificação arredondada for superior ou igual a 10 valores.

Bibliografia
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Portugal: Edições Sílabo
- Siegel, A. e Morgan, C. (1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition. USA: John Wiley & Sons

Método de interação
Aulas teórico-práticas, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos, incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.