Computação Gráfica II

Mestrado em Produção de Conteúdos Digitais
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1. Aprofundar os conceitos básicos de Computação Gráfica.
2. Enquadrar a modelação matemática de objectos em termos de programação.
3. Extender a implementação em OpenGL de objectos gráficos bi- e tri-dimensionais.

Programa
1. Modelação de curvas e superficies no espaço
2. Materiais e iluminação
3. Texturas

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua composta um projecto computacional. Avaliação final escrita.

Bibliografia
- Foley, J. e Vam Dam, A. e Hughes, J. (1996). Computer Graphics: Principles and Practice. New York: Addison-Wesley Publ. Company
- Hearn, D. e Baker, M. e Carithers, W. (2011). Computer Graphics with OpenGL. New York: Pearson
- Wright, R. e Haemel, N. e Sellers, G. e Lipchack, B. (2011). OpenGL Superbible: Compreensive Tutorial and Reference. New York: Addison-Wesley Publ. Company

Método de interação
Aulas expositivas e de resolução de exercícios, com recurso a novas tecnologias. Aulas laboratoriais de análise e implementação computacional.

Software utilizado nas aulas
Compiladores de C, C++ e C#: Gnu (Linux), Visual Studio (Windows), Xcode (Mac OS).