Captação, Edição e Mistura de Sinais Digitais

Mestrado em Produção de Conteúdos Digitais
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos

Objetivos
Esta unidade curricular tem como principal finalidade desenvolver competências ao nível de técnicas de edição e pós-produção de vídeo e som, com o propósito de interpretar e desenvolver um conteúdo audiovisual.

Programa
1. Narrativa e Comunicação Audiovisual
1.1 Linguagem e Elementos Narrativos do Cinema (planos, cenas, sequências,
enquadramentos, ângulos, efeitos psicológicos, movimentos de câmara...)
1.2 Elementos do Discurso Áudio
1.3 Articulação Música ? Imagem
1.4 Importância do Som e Diegese
2. Captação, Montagem e Edição
2.1 Estrutura Audiovisual (Narrativa e Tempo)
2.2 Teorias e Princípios de Edição e Montagem (teorias de montagem, regras de
montagem e edição, dicas de edição...)
2.3 Características Básicas das câmeras fotográficas/vídeo e seu funcionamento
(regras a ter, cuidados de iluminação, técnicas genéricas de captação sonora, etc.)
3. Tecnologias Áudio e Fundamentos Técnicos do Áudio Digital
3.1 Acústica Geral (natureza e fenómeno do som, propagação do som...)
3.2 Áudio digital e conversão de sinal (conversores AD/DA, sampling rate, bit
resolution, bit rate/compression...)
3.3 Formatos Áudio / Codecs (ATRAC, MP3, MP4, WMA, AAC, WAV, AIFF...)
3.4 Interfaces Áudio e Equipamentos de Estúdio (Conectores, mesas de mistura,
equalizadores, altifalantes, microfones...)
4. Edição e Mistura de Áudio e Vídeo Digital (Criação e edição não linear)
4.1 Pré Produção: Da ideia ao storyboard (definição da ideia, story-line, sinopse,
tratamento, estrutura, guião técnico e literário e storyboard)
4.2 Software de edição não-linear (adobe premiere cc )
4.3 Técnicas de edição e montagem de planos e sequências, e exploração das
diferentes ferramentas presentes nestes softwares (correção de cor, efeitos
básicos de vídeo, sound mixing, exportação de ficheiros...)
4.4 Formatos e Resoluções dependendo do propósito (importação e organização
de ficheiros audiovisuais)
5. Desenvolvimento do Projeto Final (Idealização e operacionalização de um conteúdo
audiovisual)

Modelos de Avaliação
Avaliação Contínua
(M1) Atividades e Exercícios desenvolvidos ao longo do semestre.* (45%)
* Estas atividades são avisadas presencialmente ou em alguma plataforma online
(M2.1) Documentos de Planificação (Grupo) (20%)
(M3.2) Projeto Final + Apresentação (Grupo) (30% + 5%)
CF = M1 * 0,40 + M2.1 * 0,20+ M3.2 * 0,35
Avaliação Final
(TP) Teste Teórico-Prático (50%)
* nota mínima de 7 valores
(PF) Projeto Final + Documentos de Planificação (50%)
CF = TP * 0,50 + PF * 0,50

Metodologia de avaliação
Contínua
(M1)Atividades e Exercícios desenvolvidos ao longo do semestre.
(M2.1)Documentos de Planificação(Grupo)
(M3.2)Projeto Final + Apresentação(Grupo)
Avaliação Final
(TP)Teste Teórico-Prático
(PF) Projeto Final

Bibliografia
- Zettl, H. (2003). Television Production Handbook. .: Wadsworth
- Daly, T. (2000). Fotografia digital: um guia prático. .: Centralivros
- Rose, J. (2002). Audio Postproduction for Digital Video. .: CMP Books
- Alten, S. (2002). Audio in Media. .: Wadsworth

Método de interação
1. Teórico?Sessões teórico de exposição oral onde serão apresentados
conceitos e perspectivas teóricas.
2. Teórico-Prática?Implementação e execução de exercícios para autonomização de competências.
3. Orientação Tutorial

Software utilizado nas aulas