Computação Gráfica I

Mestrado em Produção de Conteúdos Digitais
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1. Ser capaz de entender a relação entre Matemática e Computação Gráfica.
2. Dominar os conceitos de representação computacional de objectos (rectas, curvas, planos, superfícies, etc) no plano e no espaço.
3. Entender as noções matemáticas por detrás de operações com as translações, rotações e h

Programa
Pontos, retas e curvas no plano e no espaço. Transformações. Espaço. Curvas e superfícies. Introdução ao OpenGL.

Metodologia de avaliação
Avaliação final composta por um projecto computacional (70% da cotação), sua apresentação e discussão pública (30%).

Bibliografia
- Foley, J. e Vam Dam, A. e Hughes, J. (1996). Computer Graphics: Principles and Practice. New York: Addison-Wesley Publ. Company
- Hearn, D. e Baker, M. e Carithers, W. (2011). Computer Graphics with OpenGL. New York: Pearson
- Wright, R. e Haemel, N. e Sellers, G. e Lipchack, B. (2011). OpenGL Superbible: Compreensive Tutorial and Reference. New York: Addison-Wesley Publ. Company

Método de interação
Aulas expositivas e de resolução de exercícios, com recurso a novas tecnologias. Aulas laboratoriais de análise e implementação computacional.

Software utilizado nas aulas