Design de Projectos Culturais Conhecimento e Fruição e de Espaços de Conhecimento

Mestrado em Museus, Património e Sociedade do Conhecimento
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 36,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Desenvolver capacidade critica e uma visão holística sobre os espaços culturais e de conhecimento. 2. Dotar os discentes do conhecimento do Design enquanto agente de mediação e de criação de discursos culturais e de conhecimento. 3. Estimular abordagens multidisciplinares.

Programa
O papel do Design enquanto mediador entre utilizadores/fruidores e os produtores/ promotores de
objectos/espaços culturais e de conhecimento.
Desenhar uma experiência cultural dinâmica e criativa.
A interacção e os elementos cognitivos de suporte à criação de discursos/espaços lúdicos e de aprendizagem.
Inclusividade e Sustentabilidade no Design de Espaços Culturais e de conhecimento.

Metodologia de avaliação
A avaliação (escala de 0 a 20 valores) será feita com base:
a) num trabalho enquadrado por um enunciado a ser fornecido aos alunos (70%)
b) no trabalho de grupo desenvolvido nas aulas práticas(30%)

Bibliografia
- Carbonell, B. (2004). Museums Studies: an anthology of contexts. UK: Blackwell Publishing Ltd
- Dernie, D. (2006). Exhibition Design. (Vol. 1). UK: Laurence King Publishing Ltd
- Graham, B. e Cook, S. e Dietz, S. (2010). Rethinking Curating: Art after New Media. (Vol. 1). England: Leonardo Books
- Greenberg, R. e Ferguson, B. e Nairne, S. (1996). Thinking about exhibitions. (Vol. 1). USA and Canada: Taylor and Francis

Método de interação
As aulas serão maioritariamente expositivas com recurso a meios audiovisuais de apoio. Existirão aulas práticas em que será desenvolvido trabalho de grupo sobre exercício a ser fornecido pelo docente.

Software utilizado nas aulas