Património Cultural como Produto Artístico

Mestrado em Museus, Património e Sociedade do Conhecimento
2 ECTS; 1º Ano, , 12,0 S + 3,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Não disponível

Objetivos
a) Utilização dos conceitos de recursos, produtos e destinos turísticos e aplica-os aos bens culturais.
b) Compreensão do turismo cultural na cadeia de valor dos produtos e destinos turísticos.
c) Conhecimento dos processos de concepção e desenvolvimento de produtos.

Programa
1. Recursos e produtos turísticos.
2. Bens culturais no sistema de atrações dos destinos turísticos.
3. Cadeia de valor dos produtos e dos destinos turísticos.
4. Concepção e desenvolvimento de produtos de turismo cultural.
5. Planeamento de áreas destino.

Metodologia de avaliação
Apresentação de um estudo de caso.

Bibliografia
- Poon, A. (1993). Tourism, Technology and Competitive Strategies. (Vol. 1). Wallingford: CABI Publishing
- Moreira, F. (2008). O Turismo e os Museus nas Estratégias e nas Práticas de Desenvolvimento Territorial. (Vol. 1). Lisboa: ULHT
- McKercher, R. e Du Cros, H. (2002). Cultural Tourism: The Partnership between Tourism and Cultural Heritage Management. (Vol. 1). Binghampton: The Haworth Press
- Ritchie, J. e Crouch, G. (2003). The Competitive Destination: A Sustainable Tourism Perspective. (Vol. 1). Wallingford: CABI Publishing

Método de interação
Seminário Teórico-prático; apresentação de casos.

Software utilizado nas aulas