Discurso dos media

Mestrado em Design Editorial
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Especificamente, conhecer os Média escritos através das suas características discurso escrito, uso da fotografia, opções editoriais e sentido ético.

Programa
1.Objetivos e Poder dos Média: panorama da comunicação social; profissão 'jornalista'
2.Discurso jornalístico impresso: linha editorial; cultura do meio
3.Identidade das publicações: referência/popular; objetividade e neutralidade
4.Fotojornalismo e Design Editorial: ligação entre elementos visuais; relacionamento entre profissionais
5.Diferentes leituras sobre o discurso dos Média: ética e deontologia; representações de minorias

Metodologia de avaliação
Em avaliação por frequência, os estudantes desenvolvem um trabalho individual, no qual apresentam, de forma crítica, um dos temas previstos do programa. O trabalho será apresentado e discutido em contexto de sala de aula. Em alternativa, poderão optar por uma prova escrita.
Em Época de Exame e de Recurso, os alunos farão uma prova escrita.

Bibliografia
- Bell, A. (2001). Multimodal Discourse. Oxford: Blackwell
- Rebelo, J. (2000). O Discurso do Jornal. Lisboa: Notícias Editorial
- Charaudeau, P. (2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto
- Kress, G. (2001). Multimodal Discourse. London: Arnold

Método de interação
Exposição de conteúdos com apresentação de powerpoints.
Análise de artigos académicos. Análise de conteúdos dos Média.
Organização de debates em contexto de sala de aula.
Discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
N. A.