Livros digitais

Mestrado em Design Editorial
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O

Docente(s)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1.Reconhecer as capacidades dos novos suportes/meios de publicação digital
2.Compreender e distinguir os diferentes formatos de ebook
3.Conhecer as principais categorias de programas e dispositivos leitores
4.Editar e formatar livros digitais
5.Desenvolver projetos de design de livros digitais

Programa
1. Edições impressas vs Edições Digitais
2. Panorama das edições digitais ? análise de exemplos
3. O que é um ebook
4. Principais formatos de ebook
5. Principais categorias de programas e dispositivos leitores de ebook
6. Criação de documentos interativos (Adobe InDesign)
7. Criação de documentos EPUB (Adobe InDesign)

Metodologia de avaliação
Avaliação final.

Bibliografia
- Burke, P. (2013). ePublishing with InDesign CS6: Design and produce digital publications for tablets, ereaders, smartphones, and more. EUA: John Wiley & Sons, Inc.
- CASTRO, E. (2011). EPUB Straight to the Point: Creating ebooks for the Apple iPad and other ereaders. Berkeley (EUA): Peachpit Press
- Diane, B. e Cohen, S. (2014). Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital. EUA: Adobe Press

Método de interação
1. Aulas expositivas e demonstrativas com apoio audiovisual. 2. Desenvolvimento de exercícios exemplificando e confirmando os conhecimentos adquiridos.
3. Realização de trabalho de projeto.

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign; Adobe Digital Editions