Inglês

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT

Docente(s)
- Marta Margarida S. Dionísio de Azevedo

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- aplicar um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) em situações comunicativas específicas da área dos recursos humanos;
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área dos Recursos Humanos;
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real.

Programa
O Inglês como Língua Global. O mundo do trabalho: descrição de empregos; recrutamento de funcionários. Curriculum Vitae e correspondência formal e informal.
Recursos Humanos - vocabulário técnico da área.
Entrevistas de emprego: a linguagem utilizada.
Contratos de trabalho e procedimentos.
Gestão dos Recursos Humanos: segurança e saúde no trabalho; formação; igualdade de oportunidades e diversidade.
Salários e benefícios.
Estruturas gramaticais: tempos verbais; artigos e pronomes; adjetivos (comparativo e superlativo); preposições.

Metodologia de avaliação
Para alunos inscritos em regime ordinário - Avaliação por Frequência (Contínua):
•Um teste escrito realizado no final do semestre em sala de aula – 60%
•Trabalhos práticos, participação nas aulas (componentes escrita e oral), assiduidade e empenho – 20%
•Realização de um trabalho de pesquisa escrito (10%) com apresentação oral (10%) – 20%
Serão admitidos a exame os alunos que:
- não obtenham uma classificação mínima de 8 valores no teste escrito e não apresentem o trabalho de pesquisa (escrito e oral).
Para alunos trabalhadores-estudantes ou aqueles abrangidos por outros estatutos legais - Avaliação por Frequência (Periódica):
•Um teste escrito realizado no final do semestre em sala de aula – 80%
•Realização de um trabalho de pesquisa escrito (10%) com apresentação oral (10%) – 20%
Serão admitidos a exame os alunos que:
- não obtenham uma classificação mínima de 8 valores no teste escrito e não apresentem o trabalho de pesquisa (escrito e oral).
Avaliação por Exame (Normal e Recurso)
-Exame escrito - 80% (classificação mínima 9,5 valores)
-Trabalhos de Pesquisa (escrito e oral) - 20%
Os alunos poderão fazer melhoria do trabalho escrito e/ou apresentação oral.
Caso não o tenham realizado durante o semestre, terão de o entregar e apresentar oralmente no dia do exame

Bibliografia
- Wyatt, R. (2016). Check your English Vocabulary for Human Resources. London, UK: Bloomsbury
- Pledger, P. (2007). English for Human Resources. Oxford: Oxford University Press
- Murphy, R. (2012). English Grammar in Use With Answers. Cambridge: Cambridge University Press
- Swan, M. e Walker, C. (2012). Oxford English Grammar Course - Intermediate. Oxford UK: Oxford University Press
- Evans, V. e Dooley, J. (2016). On Screen - B2. United Kingdom: Express Publishing
- Redston, C. e Clementson, T. e Cinningham, G. (2013). Face2Face - Intermediate B1+. Cambridge: Cambridge University Press
- Sandford, G. (2011). Cambridge English for Human Resources. Cambridge UK: Cambridge University Press

Método de interação
Aulas teórico-práticas onde se realizam exercícios de reading, listening, speaking e writing com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos. Recurso a meios audiovisuais (visionamento de filmes e documentários).

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.