Seminário: Criatividade e Inovação

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 S + 15,0 OT

Docente(s)
- Sónia Marisa Pedroso Gonçalves Bogas

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Definir criatividade, inovação, aprendizagem e mudança organizacionais.
Descrever o processo de criatividade.
Descrever o processo de inovação organizacional.
Descrever o processo de aprendizagem organizacional.
Descrever o processo de mudança organizacional.
Identificar a importância e vantagem competitiva da criatividade e inovação.
Identificar ferramentas promotoras de criatividade.

Programa
Criatividade individual e organizacional
- Definição
- Processo
- Ferramentas

Inovação organizacional
- Definição
- Processo

Aprendizagem organizacional
- Definição
- Processo

Mudança organizacional
- Definição
- Processo
- Barreiras e estratégias de gestão

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: dois trabalhos de grupo - realização de uma entrevista (30%) e apresentação de um protótipo de um produto, serviço ou estudo de caso (70%).
Exame: prova escrita

Bibliografia
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Espanha: Paidós
- José António, M. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. Espanha: Ariel
- Clegg, B. (2016). Instant Creativity. (Vol. 1). (pp. 1-183). London: Kogan Page
- Bridges, C. (2016). In Your Creative Element. (Vol. 1). (pp. 1-257). London: Kogan Page

Método de interação
As equipas de discentes, recolhem dados para um trabalho, no ambiente da sala de aula, acerca de cada tema do programa, e solicitam ao docente uma orientação nas suas pesquisas, para alcançarem os objetivos propostos na unidade curricular.

Software utilizado nas aulas
Os discentes podem utilizar todo e qualquer software para poder executar o seu trabalho.