Metodologias Ativas de Formação

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT

Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender a importância da formação profissional para as organizações e indivíduos.
? Conhecer o tipo de investimento necessário para tornar a formação eficaz.
? Identificar uma abordagem sistemática da formação.
? Caracterizar um modelo de formação individual.
? Planear um projeto de formação.

Programa
Sistema nacional qualificações;
? Catálogo nacional de qualificações;
? Conceitos e fundamentos da formação profissional;
? Legislação de enquadramento da formação profissional;
? Legislação de enquadramento da atividade de formador;
? Perfil do formador (atividades, competências e
capacidades);
? Formador profissional multitarefas;
? Código deontológico: direitos e deveres do formador.
? Planos de formação individual;
? Planos de sessão para a formação.
? Modelos de formação e intervenção formativa:
? Formação e-learning;
? O papel e funções do e-formador;
? Princípios básicos da e-formação;
? Formação b-learning.
? Construção de apresentações multimédia;
? Plataformas colaborativas de aprendizagem.
? Comunidades virtuais de aprendizagem.
? Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica:
conceitos, tipos e formas de diferenciação.
? Diferenciar porquê?
? Proposta de intervenção pedagógica.
? O impacto da formação e inserção no mercado de
trabalho;
? Avaliação da formação:
? Papéis e intervenientes no processo de avaliação.
? Recursos para a autoformação e aprendizagem ao
longo da vida: formação de formadores; formador à
distância: formador-consultor; gestor da formação.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 2 Trabalhos individuais (100%)
Avaliação Final: Exame (100%).
Ficam aprovados os alunos que obtiverem em todos os momentos de avaliação classificações acima de 9.5 valores.

Bibliografia
- Rodrigues, M. e Ferrão, L. (2000). Formação Pedagógica de Formadores. Lisboa: Lidel Edições Técnicas
- Meignant, A. (1999). A Gestão da Formação. Lisboa: Publicações D. Quixote
- Silberman, M. (2006). Active Training. San Francisco: Pfeiffer

Método de interação
Estudos de caso, aplicações práticas da matéria.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.