Teoria da Imagem 2

Fotografia
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 5,0 OT

Docente(s)
- António Martiniano Ventura

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Proporcionar uma reflexão sobre os recursos e mecanismos de representação, possibilidades expressivas, significantes e comunicativas da imagem em geral, e em especial da fotografia

Programa
1. Introdução;
2. Como vemos as imagens?
3. A comunicação;
4. A ilusão do real;
5. Elementos básicos da imagem;
6. A imagem como linguagem visual;
7. A imagem como forma de expressão;
8. Imagem e realidade: Percepção do real;
9. Leitura da imagem: Imagem fixa;

Metodologia de avaliação
Os conhecimentos teórico-práticos e as competências adquiridas, serão avaliados através da realização, apresentação, defesa e discussão dos trabalhos práticos propostos, quer sejam realizados individualmente ou em grupo.

Bibliografia
- Ferronha, A. (1978). Linguagem Audiovisual, Pedagogia com Imagem. (Vol. 1). (pp. 1-190). Mafra 2001: Eduforma
- Sobral, L. (1996). Do Sentido das Imagens. (Vol. 1). (pp. 1-160). Lisboa: Editorial Estampa
- Thibault-Laulan, A. (1976). Imagem e Comunicação. (Vol. 1). (pp. 1-120). S. Paulo: Edições Melhoramentos
- Barthes, R. (1980). A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70
- Barthes, R. (1978). Mitologias. Lisboa: Edições 70
- Aumont, J. (1990). L'Image. Paris: Editions Natham
- Almeida, B. (1995). Imagem da Fotografia. .: Assírio & Alvim
- Ventura, A. (0). Leitura e Análise da Imagem Fotográfica - para uma didáctica da imagem.Acedido em9 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/TI%20II/Leitura_Imagem.pdf

Método de interação
Propomos a execução de um conjunto de exercícios que devidamente relacionados e tratados em termos de conteúdos, facilitarão aos estudantes a compreensão e o conhecimento dos mecanismos de significação da imagem fotográfica.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável