Sistemas

Engenharia Electrotécnica e de Computadores
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 14,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT

Docente(s)
- Paulo Manuel Machado Coelho

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Transmitir a teoria dos sistemas e sinais com ênfase nos sistemas contínuos lineares e invariantes no tempo; E familiarizar os alunos com a ferramenta computacional ? MATLAB ? de análise e
simulação de sistemas e sinais, na parte prática da unidade.

Programa
1 ? Introdução: Classificação de sinais e sistemas; álgebra dos números complexos; exponenciais complexas; plano complexo; degrau unitário e função impulso.
2 ? Análise de sistemas LIT (lineares e invariantes no tempo) contínuos no tempo: resposta a impulso; integral de convolução; estabilidade; resposta natural e resposta forçada.
3 ? Análise qualitativa de sistemas LIT: constante de tempo e subida; largura de banda e frequência de corte; ressonância.
4 ? Análise de sistemas LIT na frequência: Transformada de Laplace; transformada de Laplace inversa; função de transferência; estabilidade; resposta na frequência; diagrama de Bode; comportamento dinâmico de sistemas de 2ª ordem; respostas na frequência típicas de sistemas de 1ª e 2ª ordem. Resposta transitória de sistemas de 1ª e 2ª ordem.
5 ? Diagrama de Blocos: construção, simplificação e análise.
6 ? Modelação matemática de sistemas físicos. Sistemas elétricos. Sistemas mecânicos de translação. Sistemas mecânicos de rotação. Sistemas de líquido. Modelação de Servomecanismos.
7 ? Filtros analógicos: filtros passa-baixo, passa-banda e passa-alto; características dos filtros; análise de filtros passivos, vistos como sistemas de 1ª e 2ª ordem.
8 ? Identificação de Sistemas Simples: exemplos de aplicação.
9 ? Análise transitória e estacionária de sistemas.
10 ? Representação de sistemas no espaço de estados.

Metodologia de avaliação
Exame, sem consulta, vale 75% da nota final, e Trabalhos Práticos valem 25%. O aluno tem de obter no exame nota superior ou igual a 8 em 20 valores e 9.5 em 20 valores nos trabalhos práticos. A média das duas tem de ser superior ou igual a 9.5 em 20.

Bibliografia
- Matlab, S. (1995). The Student Edition of Matlab. USA: Prentice-Hall
- Lourtie, I. (2002). Sinais e Sistemas. Portugal: Escolar Editora
- Lathi, B. (2005). Linear Systems and Signals. USA: Oxford University Press

Método de interação
Aulas teóricas em que se descrevem e exemplificam os métodos em estudo, aulas teórico-práticas em que são propostos
exercícios de aplicação, e Práticas de Laboratório.

Software utilizado nas aulas
Matlab