Estruturas de Alvenaria e Madeira

Engenharia Civil
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL

Docente(s)

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
Pretende-se que os estudantes compreendam as técnicas construtivas correntes dos edifícios em alvenaria resistente, coberturas e pavimentos em madeira; adquiram competência para aplicar os conhecimentos de engenharia de estruturas e os conceitos da regulamentação ao projeto destas estruturas.

Programa
1. Estruturas de Alvenaria: Tipologia e funcionamento dos sistemas estruturais. Propriedades físicas e mecânicas dos materiais. Dimensionamento aos estados limites últimos. Estabilidade global de estruturas de alvenaria. Estados limites de utilização. Disposições construtivas.
2. Estruturas de Madeira: Tipologia e funcionamento dos sistemas estruturais. Propriedades físicas e mecânicas dos materiais. Dimensionamento aos estados limites últimos. Ligações. Estados limites de utilização. Disposições construtivas.
3. Dimensionamento de pavimentos mistos madeira-betão.
4. Dimensionamento de ligações entre diferentes materiais.

Metodologia de avaliação
Prova escrita (80%) de cariz teórico-prático, cotada para 20 valores, sendo requerida a classificação mínima de 9 valores, e um trabalho prático (20%), cotado para 20 valores.

Bibliografia
- Henley, R. e Ogden, R. (1996). Connections between steel and other materials. Berkshire, UK: SCI
- Negrão, J. e Faria, A. (2009). Projecto de Estruturas de Madeira. : Publindústria
- Lourenço, P. Manual de Dimensionamento Estrutural.. : APICER
- Vários Autores, . Regulamentos: RSA, EC1, EC5, EC6 e EC8.. -: Várias

Método de interação
As aulas teóricas compreendem a exposição de conceitos teóricos e discussão de exemplos práticos. Nas aulas práticas são propostos trabalhos aos estudantes para que procedam à análise e dimensionamento de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
N.A.