Química

Engenharia Civil
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Desenvolvimento de competências sobre os princípios e conceitos da Química, e sobre do papel da Química nas ciências em geral,
e na Engenharia Civil em particular. Aquisição de competências a nível de laboratório de Química.

Programa
PARTE TEÓRICA
I. Conceitos básicos
I.1. Estrutura da matéria.
I.1.1. Revisão do conceito de átomos, moléculas e iões. Conceito de massa atómica e molecular, de mole e massa molar.
I.1.2. Símbolos e fórmulas químicas.
I.1.3. Nomenclatura de compostos iónicos.
I.2. Tabela periódica.
II. Reacções químicas.
II.1. Cálculos estequiométricos.
II.1.1. Estequiometria de reacções químicas.
II.1.2. Soluções e unidades de concentração.
II.2. Equilíbrio químico.
II.2.1. Constante de equilíbrio.
II.2.2. Factores que afectam o equilíbrio. Princípio de Le Chatelier.
II.3. Ácidos e bases.
II.3.1. Pares ácido-base conjugados.
II.3.2. Constantes iónicas. Conceito de pH. Notação pX. Soluções tampão.
II.3.3. Titulações ácido-base.
II.4. Sais pouco solúveis.
II.4.1. Equilíbrio de solubilidade. Produto de solubilidade de sais pouco solúveis.

II.5. Oxidação ? redução.
II.5.1. Conceito de número de oxidação. Semi-reacções. Acerto de equações de oxidação ? redução. Potenciais de redução padrão.
II.5.2. Pilhas electroquímicas. Força electromotriz. Eléctrodo padrão de hidrogénio.
II.5.3. Corrosão metálica. Medidas preventivas da corrosão.

PARTE PRÁTICA
I. Noções gerais de segurança no laboratório. Reconhecimento e manuseamento de material de vidro. Utilização da balança analítica. Noções sobre como elaborar o relatório de um trabalho experimental em Química.
II. Trabalhos práticos laboratoriais:
II.1. Medição de volumes e massas de líquidos.
II.2. Preparação e aferição de soluções.
II.3. Análise volumétrica.
II.4. Volumetria de precipitação.
II.5. Determinação do pH de solos.
II.6. Estudo de reacções de oxidação-redução e pilhas electroquímicas.

Metodologia de avaliação
Ponderação entre uma classificação teórica obtida por testes escritos e uma classificação prática obtida a partir dos relatórios dos trabalhos laboratoriais. Os relatórios têm um peso de 30% e os teste escritos um peso de 70%.

Bibliografia
- Chang, R. (1994). Química. Lisboa: McGraw Hill
- Mahan, B. (1995). Química, Um Curso Universitário. São Paulo: Edgard Blucher

Método de interação
Aulas teóricas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e aulas práticas em que são realizados trabalhos laboratoriais e propostos alguns exercícios de aplicação.

Software utilizado nas aulas