Betão II

Engenharia Civil
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Não Aplicável.

Objetivos
Desenvolvimento de competências que permitam: o estudo de Lajes e Fundações de Betão Armado, dimensionamento e pormenorização de armaduras; a verificação da segurança aos estados limites de utilização e últimos, para as estruturas de betão armado e pré-esforçado; domínio do conceito do pré-esforço

Programa
Lajes. Fundações. Vigas parede e consolas curtas. Muros de suporte. Disposições relativas a estruturas de ductilidade melhorada. Estados limites de utilização. Betão armado e préesforçado.

Metodologia de avaliação
Avaliação do trabalho proposto que tem o peso na avaliação de 34% e teste escrito que tem o peso na avaliação de 66%.
O teste escrito terá duas componentes, teórica e prática.
Na parte pratica será admitida consulta, em frequência, ou nas épocas de exame e terá o peso na avaliação do teste escrito de 70%, com a classificação mínima de 34% nessa parte.
A parte teórica será sem consulta, em frequência, ou nas épocas de exame e terá o peso na avaliação do teste escrito de 30%, com a classificação mínima de 34% nessa parte.
A Classificação será de 0 (Zero) valores a 20 (vinte) valores e será aprovado com a classificação mínima de 9,5 (nove virgula cinco) valores.

Bibliografia
- Leonhardt, F. e Monning, E. Construções de Concreto. (Vol. I, II e III). -: -
- Montoya, P. e Meseguer, A. e Cabré, F. (1987). Hormigón Armado. -: Gustavo Gili S.A.
- Guerrina, A. Concreto Armado. -: Hemus Ed. Ltd.

Método de interação
Aulas teóricas em que se descrevem e exemplificam os conceitos teóricos do comportamento de estruturas de betão armado, e aulas práticas em que são resolvidos e propostos exercícios de
aplicação dos conceitos ministrados.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável