Resistência dos Materiais I

Engenharia Civil
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Fornecer aos alunos os conceitos básicos e as ferramentas matemáticas necessárias para determinar as tensões e deformações em qualquer ponto das barras que constituem as estruturas reticuladas isostáticas ou hiperestáticas, verificar a segurança e dimensionar, com origem no esforço axial e em flexão

Programa
Conceitos básicos de Resistência dos Materiais. Lei de Hooke; hipótese das pequenas deformações; princípio da sobreposição dos efeitos; princípio de S.Venant; hipótese das secções planas; Peça linear. Critérios gerais de segurança: valores característicos das acções e das resistências dos materiais. Estados limites últimos de resistência e estados limites de utilização em serviço.
Geometria de massas; Conceito de meio contínuo; Propriedades das secções; Centro geométrico, de massa e de gravidade; momentos estáticos, de inércia, polar de inércia, principais de inércia; raios de giração e produtos de inércia.
Tração e compressão simples; Conceitos fundamentais; ensaios de tracção; diagrama tensão-extensão; propriedades dos materiais; módulo de Young; coeficiente de Poisson; diagramas de cálculo; dimensionamento ao esforço normal; trabalho de deformação.
Flexão; Conceitos de flexão plana e desviada; Flexão plana: tensões normais em flexão pura e em flexão simples. Verificação da segurança; Vigas com secção heterogénea (vigas mistas). Noção de coeficiente de homogeneização. Diagramas das extensões e das tensões na secção transversal. Deformação em flexão; Flexão desviada: tensões normais em flexão desviada; cálculo das tensões normais numa secção genérica; equação do eixo neutro; verificação da segurança.

Metodologia de avaliação
Trabalho e prova de avaliação.

Bibliografia
- Farinha, J. e Reis, A. (1996). Tabelas Técnicas. -: ETL, Lda.
- Silva, V. (1995). Mecânica e Resistência dos Materiais. -: Zuari
- NASH, W. (2001). - NASH, William; Ed. McGraw - Resistência de Materiais - Hill de Portugal, Lda., 2001. Portugal: Hill de Portugal, Lda
- JUVANDES, Luís F. P. - Resistência de Materiais 1.(2001, 1 de janeiro). FEUP,

Método de interação
Aulas teóricas de apresentação de conceitos e fundamentos e aulas práticas de aplicação e resolução de exercícios.

Software utilizado nas aulas