Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis II

TeSP - Web e Dispositivos Móveis
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP

Docente(s)
- Paulo Sérgio Correia Monteiro

Pré-requisitos

Objetivos
Entender o contexto dos desafios apresentados pelas tecnologias móveis.
Dotar os alunos de ferramentas e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de futuras carreiras profissionais na área mobile, em particular recorrendo ao desenvolvimento de apps nativas.

Programa
Uma carreira em IT como Mobile Developer
Fundamentos de Computação Móvel
Controlo de versões: Git e Github
Introdução ao Kotlin
Programação por objetos usando Kotlin
Data Collection, Iterators e Filters
Programação Android com Kotlin
Conceitos Avançados:
- Object-Oriented Patterns
- Exception handling
- Threads

Metodologia de avaliação
30% trabalhos e quizzes realizados durante as aulas + 70% Projeto Final
ou
Exame final

Bibliografia
- Horton, J. (2019). Android Programming with Kotlin for Beginners. UK: Safari, an O'Reilly Media
- Khan, A. e Kucherenko, I. (2018). Hands-on object-oriented programming with Kotlin: Build robust software with reusable code using OOP principles and design patterns in Kotlin.. UK: Packt Publishing

Método de interação
Método expositivo e ensino programado com a participação ativa do aluno, a divisão de tarefas em partes de fácil resolução,
a aprendizagem com grau crescente e complexidade, com feedback imediato e a adaptação ao ritmo de cada aluno.

Software utilizado nas aulas
Git
VSCode
SourceTree
IntelliJ
Android Studio