Métodos Quantitativos

TeSP - Produção de Atividades para o Turismo Cultural
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Ana Cristina Becerra Nata dos Santos

Pré-requisitos
Conhecimentos de cálculo algébrico.

Objetivos
1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos: 1.1. matemáticos; 1.2. financeiros; 1.3. estatísticos. 2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.

Programa
I. BREVES NOÇÕES DE ANÁLISE MATEMÁTICA REAL
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos
1.2. Expressões polinomiais, racionais fraccionárias e irracionais
1.3. Resolução de equações e de inequações
1.4. Sistemas de equações lineares
1.5. Conceito de função real de variável real
1.6. Estudo de algumas funções algébricas e suas aplicações.

II. NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
2.1. Breves noções de progressões geométricas: termo geral e soma dos n primeiros termos de uma progressão geométrica
2.2. Juros simples, juros compostos e juros compostos continuamente
2.3. Poupanças e empréstimos

III. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
3.1. Considerações preliminares
3.1.1. População e Amostra
3.1.2. Fases do Método Estatístico
3.1.3. Exploração dos dados e Inferência Estatística
3.1.4. Exemplos de aplicação da estatística
3.2. Tipo de dados
3.2.1. Dados qualitativos
3.2.2. Dados qualitativos
3.3. Distribuição de frequências e sua representação gráfica
3.4. Medidas de Estatística Descritiva
3.4.1. Medidas de localização
3.4.2. Medidas de dispersão
3.4.3. Medidas de forma: assimetria e achatamento.

Metodologia de avaliação

Bibliografia
- Armstrong, B. e Davis, D. e Armstrong, W. (2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. USA: Pearson Education
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Portugal: Edições Silabo
- Siegel, A. e Morgan, C. (1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition. USA: John Wiley & Sons

Método de interação
Nas aulas teóricas introduzem-se os conceitos de um ponto de vista abstrato e de seguida abordam-se as respetivas aplicações. As aulas teórico-práticas destinam-se à resolução de exercícios incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.

Software utilizado nas aulas